25 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

População de Pampilhosa da Serra visitou Penacova e Mealhada

5 de Abril 2019

A Fundação INATEL em Coimbra desafia a população a partir à descoberta do território, no âmbito do programa “Conheça a sua Região”. Na semana passada, meia centena de pessoas do concelho da Pampilhosa da Serra passaram o dia em Penacova, Lorvão e Serra do Bussaco.

O grupo foi recebido, junto aos Paços do Concelho, pelo diretor do INATEL, Bruno Paixão, pelos representantes da Câmara de Penacova, respetivamente pelo presidente Humberto Oliveira, pelo vice-presidente João Azadinho e pela vereadora Sandra Ralha.

Depois de assistirem a uma breve explicação sobre as características do concelho, na Pérgola Raúl Lino, os visitantes seguiram para o Mosteiro de Lorvão, um monumento classificado, envolto em lendas, cuja fundação remonta ao século VI. Depois de um almoço na Espinheira, o passeio continuou na Serra do Bussaco, já no concelho da Mealhada, de onde regressaram a casa.

Promovida pelo INATEL, a iniciativa “Conheça a sua Região” consiste no lançamento de roteiros onde se inserem os 19 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), de forma a gerar um intercâmbio entre cidadãos, esperando-se que, neste ano de arranque, sejam alcançadas cerca de 800 pessoas.

“O programa ‘Conheça a sua Região’ é um convite feito a quem, por diversas razões, não tem tido a possibilidade de visitar ou conhecer os concelhos vizinhos, partilhando conhecimentos e experiências e observando as particularidades da sua região”, explica Bruno Paixão, diretor da Fundação INATEL em Coimbra.

Com esta iniciativa, o INATEL desafia a população local a descobrir a sua região, proporcionando-lhes experiências e vivências e mostrando-lhes a diversidade e potencialidade desta vasta região que integra a CIM RC. Desenvolvido em parceria com os municípios, este programa visa, como realça a Fundação, “criar um intercâmbio tendo como principais pressupostos mobilizar os habitantes, que por várias razões não conhecem ou há muito não visitam o que os rodeia”. Pretende ainda aumentar o número de visitantes potenciando o desenvolvimento económico, turístico, cultural e social da região, envolvendo a população na vida da comunidade, contribuindo para “uma maior valorização natural e cultural da região”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM