Amanhã (25) evoca-se o cinquentenário do 25 de Abril de 1974 e Coimbra não poderia ficar de fora desta data.
A Comissão Organizadora das Comemorações Populares em Coimbra convoca a população para que se mobilize para a grande Manifestação Popular que tem encontro marcado na Praça da República, em Coimbra, pelas 15h00, e que decorre sob o lema “Abril é Semente, Liberdade Sempre!”.
Percorrendo várias ruas da cidade e com destino ao Pátio da Inquisição, a Manifestação Popular será o momento fulcral das Comemorações, naquela que se adivinha a maior manifestação popular da última década na cidade.
“Será não só um momento alto tanto de celebração mas também de reivindicação” afirma a Comissão organizadora, que agrega cerca de 140 organizações de Coimbra.
“Apelamos à população que traga à Manifestação Popular as suas próprias reivindicações, da saúde à educação, da cultura ao trabalho, das questões internacionais à habitação, com destaque para os problemas concretos das suas vidas no seu dia-a-dia”, adianta ainda.
Para esta manifestação é permitida a participação de cartazes, faixas e pancartas, no entanto, a organização apela ao “espírito unitário e popular” pede que “não sejam ostentados materiais de cariz partidário”.
Neste mesmo dia, pelas 12h30, o Jardim da Sereia recebe o almoço de confraternização de cinco forças políticas de Esquerda (quatro partidos e um movimento) que decidiram celebrar a liberdade em Portugal com centenas de pessoas. Com o lema “Muita Força Abril” esta iniciativa é inédita na cidade e dela fazem parte estruturas locais do movimento Cidadãos por Coimbra, do Partido Socialista, do Bloco de Esquerda, do Partido Livre e do partido Pessoas – Animais – Natureza (PAN).