10 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Pombal: Vermoil revive tradição do Bodo das Castanhas

26 de Outubro 2018

O Bodo das Castanhas volta a animar, de hoje a domingo (26 a 28 de outubro), a Freguesia de Vermoil, no concelho de Pombal. Esta tradição secular promete atrair muitos visitantes à localidade e a surpreender pelo programa diversificado que apresenta.

De acordo com o presidente da Junta, Carlos Santos, este evento mantém toda a tradição e vai reunir comerciantes de frutos secos, tasquinhas com a gastronomia tradicional, artesanato, roupa e muitos outros artigos que, como habitualmente, são trazidos ao evento por vendedores ambulantes e outros comerciantes ligados às mais diversas áreas.

“Há sempre um pouco de tudo no Bodo da Castanha. Nunca sabemos ao certo quantos expositores vêm e há sempre aqueles que aparecem pela primeira vez. O número tem vindo a aumentar todos os anos e temos tido a preocupação de melhorar sempre, tanto ao nível das condições que oferecemos como das atividades que programamos para estes três dias”, assegura.

Considerada um “ex-libris” da freguesia, esta feira é promovida pela Junta de Vermoil e envolve as associações e coletividades locais. Carlos Santos destaca a participação de oito coletividades que vão dinamizar as tasquinhas, convidando os visitantes a deliciarem-se com alguns dos pratos típicos da região. Os tortulhos, o borrego ou carneiro e o bacalhau à vindima são alguns dos pratos tradicionais que recomenda, a par com outras especialidades que vão ser também confecionadas pelas coletividades locais. “Apostamos sempre na promoção do que temos de mais tradicional. Queremos dar a conhecer aos nossos visitantes estes sabores que são tão apreciados e que, à semelhança do Bodo da Castanha, fazem também parte da identidade das nossas gentes”, realça o autarca.

Para além de manter vivas estas receitas tradicionais, esta festa assume-se ainda como um ponto de encontro da população e das coletividades de Vermoil. Para Carlos Santos, o Bodo da Castanha é uma ótima oportunidade para as instituições e associações locais “angariarem receitas para as atividades que realizam ao longo do ano”, ao mesmo tempo que promove a partilha e o convívio entre os seus membros.

O Bodo das Castanhas é uma feira secular que conta com um atrativo programa, que concilia a vertente comercial, com a gastronomia, a cultura, o desporto e a animação. O evento começa hoje, às 18h00, com a sessão solene e a abertura das tasquinhas (19h00). Depois de celebração de missa comunitária (20h00), há animação com a Filarmónica Vermoilense (21h00) e com Graciano Ricardo (22h00).

Amanhã o programa abre com Rádio Modelismo (9h00), seguindo-se a Concentração e Passeio de Veículos Clássicos (10h00). As tasquinhas reabrem às 12h00 e durante a tarde há animação diversa, sendo de destacar o magusto popular, às 17h00. O mágico David Sousa e Rui Alves e a sua banda animam a noite que termina com Rádio Modelismo – Scale Noturno.

O ponto alto dos festejos está marcado para domingo, a partir das 8h00, com a feira secular de frutos secos e artesanato, que à semelhança dos últimos anos conta com centenas de feirantes e expositores. Durante a manhã há também atividades desportivas e à tarde animação diversa. A festa termina às 23h00.

Carlos Santos deixa o convite a todos para que visitem Vermoil de hoje a domingo e lembra que “não faltam motivos e atrações” para que passem momentos aprazíveis e divertidos nesta freguesia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM