21 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Pombal transforma-se na “capital” do artesanato e da gastronomia

27 de Setembro 2019

Pombal transforma-se, de hoje a domingo (27 a 29 de setembro), na “capital” do artesanato e da gastronomia. Com 26 anos de história, a Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal junta, no Expocentro, no Parque Industrial Manuel da Mota, 184 expositores que vão dar a conhecer aos visitantes o que de melhor se faz na região e também no país nestas áreas.

Promovido pela Câmara Municipal de Pombal e pela ADILPOM – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal, o certame continua a crescer e a inovar, assegurando a cada ano sempre algo de novo nesta grande exposição. “Arte, Património, Lazer” é o tema escolhido para esta edição que, segundo anuncia a organização, vai dar especial destaque a “uma das formas de arte popular artesanal, a filigrama”. Dos 184 expositores confirmados – mais seis do que em 2018 – 31 vão estrear-se nesta feira que, como realça a autarquia, “tem contribuído para a renovação de expositores e dos trabalhos que são apresentados em Pombal”.

Considerado um evento consolidado e um dos maiores do género realizado no país, a Feira Nacional de Artesanato de Pombal pretende apresentar “uma amostra representativa” de todo o trabalho artesanal que é executado tanto no território continental como nas ilhas, sendo feita uma “criteriosa seleção dos artesãos participantes”, de forma a garantir não só a qualidade dos trabalhos apresentados como também a desejada diversidade. Têxtil, olaria, cestaria, escultura, tecelagem, cerâmica figurativa, cantaria, azulejaria e ourivesaria são apenas algumas das artes que vão estar presentes nesta feira.

Destaque também para a filigrama que, para além de inspirar o cartaz do evento, serve de mote à exposição “Filigrana: tradição de um povo, marca de Portugal”, composta por fotografias que retratam o processo produtivo da filigrana em Portugal, algumas peças de filigrana, produzidas em fios de prata ou ouro, delicadamente entrelaçados e soldados, bem como diversos equipamentos e ferramentas usadas no fabrico desta arte, nomeadamente fieiras, banco de puxar o fio, pinças e prata. Esta mostra vai ser complementada por atividades de caráter lúdico e pedagógico, com a realização de oficinas artísticas, dinamizadas pelo Serviço Educativo do Museu de Arte Popular Portuguesa e pelo artesão Carlos Ribeiro.

Ao artesanato junta-se, como habitualmente, a gastronomia, uma área que conta com a presença de 12 associações representativas das freguesias e uniões de freguesia do concelho de Pombal. São estas coletividades que vão apresentar aos visitantes o que de melhor há na gastronomia local, num ambiente onde não faltará também a música tradicional e outros eventos culturais e de animação.

A feira é inaugurada hoje, às 17h30, seguindo-se a visita oficial ao recinto, com animação a cargo dos Dixie Gringos. As tasquinhas abrem nos três dias às 12h00. No fim de semana, a Feira do Artesanato começa às 14h00. As entradas são livres.

De referir ainda que, a pensar na comodidade da população e dos visitantes, a organização tem disponível um serviço de transportes públicos, assegurada pelo Município, através da Rede Pombus.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM