O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) assinou o contrato para a construção de uma nova residência para estudantes, com 400 novas camas, em São Martinho do Bispo.
O edifício será construído no campus, onde se situa a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), o Instituto de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e os serviços centrais do IPC.
O contrato foi assinado na quinta-feira (24) pelo vice-presidente do IPC, José Gaspar, e pelo Governo. O acordo foi formalizado “durante a Sessão Comemorativa do Dia Mundial da Ciência: a excelência da investigação em Portugal, no âmbito do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), e representa um investimento de cerca de 13 milhões de euros”, sublinhou o Politécnico.
Este contrato surge na sequência das propostas apresentadas pelo Politécnico ao financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As propostas, referiu o IPC, contemplam também os contratos já assinados para reabilitação das residências já existentes na cidade, com cerca de 350 camas, e para construção de uma nova residência em Oliveira do Hospital com 100 camas.
Na cerimónia, que contou com a presença do primeiro-ministro António Costa, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, da ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, foram assinados contratos com mais sete entidades.
De acordo com o IPC, os termos de aceitação agora assinados decorrem do reforço anunciado em setembro pelo primeiro-ministro António Costa, no valor de 72 milhões de euros, que acresce à dotação inicial, no valor de 375 milhões de euros.