27 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Poiares quer apoiar jovens na compra de habitação e arrendamento

26 de Outubro 2018

Apoiar os jovens na aquisição de habitação própria ou no arrendamento é o desejo da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares que, nesse sentido, aprovou, na reunião do executivo de sexta feira passada, uma proposta com vista ao início do procedimento para a criação de um regulamento que possa contribuir para a fixação dos jovens no concelho.

Apresentada pela maioria socialista e aprovada por unanimidade, a proposta do Regulamento de Apoio ao Arrendamento e Aquisição de Habitação de Jovens de Vila Nova de Poiares pretende contrariar a “progressiva diminuição e envelhecimento da população residente” que se verifica neste território, a exemplo do que sucede de uma forma generalizada por todo o país. De acordo com a autarquia, esta medida advêm “sobretudo, pela dificuldade em fixar jovens”, mas também devido às evidentes “dificuldades existentes no mercado de acesso ao arrendamento”.

De acordo com João Miguel Henriques, presidente da Câmara Municipal, “esta iniciativa pretende ser um contributo para a permanência dos jovens em Vila Nova de Poiares, permitindo que possam viver na sua terra, e, ao mesmo tempo, que não se quebrem laços tão importantes como o apoio familiar.

Paralelamente, visa contrariar, também, “uma realidade dos municípios de baixa densidade que padecem da sua interioridade, ao combater a desertificação dos povoados, devolvendo-lhes a ‘vida’ e evitando a degradação do parque habitacional existente”.

Aprovado que foi o início do procedimento para a criação do Regulamento de Apoio ao Arrendamento e Aquisição de Habitação de Jovens, e após publicação na página oficial do Município, será aberto o período para apresentação dos contributos para a sua elaboração, de forma a que possa ser o mais brevemente apresentado para discussão pública e consequente aprovação na Câmara Municipal e Assembleia Municipal.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM