27 de Maio de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Poiares promove sábado noite de fado

10 de Janeiro 2019

O espetáculo “A madeira que se fez guitarra” vai realizar-se no sábado, 12 de janeiro, às 21h30, no Centro Cultural de Vila Nova de Poiares. Esta iniciativa é organizada pelo programa “Coimbra Região de Cultura”, no âmbito do ciclo “À Volta do Fado”, e conta com a participação do mais famoso construtor de guitarras portuguesas, Fernando Meireles, que vai apresentar em palco as fases de fabrico da guitarra de Coimbra.

O programa conta ainda com a participação de Bruno Costa na guitarra portuguesa, Fernando Meireles Júnior ao violino e Nuno Botelho na guitarra clássica.

Fernando Meireles constrói guitarras e outros instrumentos tradicionais desde 1984, o preciosismo na confeção da sua arte fazem dele o mais famoso construtor de guitarras portuguesas e o único a recriar um instrumento medieval, a sanfona.

‘À Volta do Fado’ é uma das propostas artísticas do projeto “Coimbra Região de Cultura”, uma rede de programação patrimonial e cultural que está a implementar mais de 150 iniciativas, sempre com entrada livre, nos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Esta iniciativa vai percorrer a região Centro com uma programação que cruza o Fado e Canção de Coimbra, com diversas artes, saberes e sabores da cultura nacional, como a pintura, poesia, cinema, gastronomia, dança, teatro, música, entre outras.

Com vista a homenagear o Fado e a Canção de Coimbra como património imaterial e a conexão aos territórios, o ciclo “À Volta do Fado” abrange ainda eventos como “Fado Menino” (Mortágua, 19 de janeiro), “Adega da Canção” (16 de fevereiro, Mealhada), “Guitarra Chillout” (Pampilhosa da Serra) ou “A Guitarra no Circo” (Lousã).

O programa “Coimbra Região de Cultura” é cofinanciado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM