26 de Junho de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penela regressa à época medieval

27 de Maio 2022

A Feira Medieval regressa este fim de semana ao Castelo de Penela com a recriação histórica e animações ao vivo alusivas àquela época, onde os visitantes vão poder “viajar” pela época medieval.

“Temos um programa muito interessante e ambicioso para este ano, pelo que a expetativa é boa, depois de dois anos de afastamento, embora estejamos um pouco receosos com os casos da covid-19 a aumentar”, afirma ao “Despertar”, o Chefe de Divisão de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude, Mário Duarte.

Este ano a Feira Medieval, a segunda mais antiga do país, tem o Infante D.Pedro como protagonista, onde “através deste evento evocamos a sua obra, que tem muito significado na história deste concelho”, realça.

A iniciativa, organizado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, direção do Agrupamento e pelo Município de Penela, conta com cerca de meia centena de expositores que remontam àquela época, como vendas/mercadores, exposições, artesanato, “workshop´s” à própria comida e trajes, que vão invadir o concelho, desde a Praça do Município até ao Castelo.

O mercado medieval vai ser a “personagem” principal da entrada da feira, com uma mostra do melhor do saber-fazer que ainda perdura pelas mãos dos diversos artesãos. O Castelo de Penela vai ter o chamado “tabelião”, local onde vão ser servidas refeições completas acompanhadas de bebidas.

“Vamos ter a Tasca do Infante, dinamizada pela Associação de Pais, para angariarem fundos para as diversas atividades realizadas ao longo do ano, onde servimos em taças de barro pratos medievais, como javali, veado, a tigelada e sem recurso a talheres”, destaca Mário Duarte.

Esse espaço será ainda um dos maiores pontos onde toda a animação acontece, com uma zona de jogos medievais para visitantes viverem a época.

A animação abre amanhã, pelas 11h00, e a Feira Medieval estende-se por todo o fim-de-semana em Penela.

“É uma forma de envolver os alunos com a comunidade, em que até o próprio cartaz é elaborado por eles”, acrescenta o Chefe de Divisão de Cultura, Turismo, Desporto e Juventude.

As edições da Feira Medieval de Penela estão retratadas na exposição fotográfica “26 anos de história, 26 anos de recriações”, de João Horta, patente no edifício dos Paços do Concelho até dia 29.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM