23 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Penela Presépio regressa com muitas atrações

22 de Novembro 2019

Penela volta a transforma-se, de 30 de novembro a 5 de janeiro, em “vila presépio”. A magia do Natal vai espalhar-se pelo concelho, com atividades para públicos de todas as idades.

O programa apresenta-se este ano com todas as atrações habituais, que se distribuem por uma área ainda maior e asseguram momentos de muita animação, onde não falta a cor, a música, os espetáculos, os sabores e, também, o convite para descobrir o património histórico, natural e imaterial do concelho.

O Castelo volta a acolher o grande presépio animado, que conta com mais de 370 figuras que vão estar em movimento, contando “histórias” do tempo que antecedeu o nascimento de Jesus.

“Teremos nesta 13.ª edição mais de 800 metros quadrados de área coberta no presépio animado, com 370 bonecos, na tenda instalada no Castelo”, explicou Rui Seoane, vice-presidente da Câmara de Penela, durante a apresentação do evento. Realçou, ainda, que o Penela Presépio “marca pela distinção, pelo recuperar de toda a tradição judaico-cristã que nos caracteriza, pelos valores do presépio, fugindo ao Natal entendido de um modo mais comercial, com muitos pais-natais, duendes, e todo esse imaginário infantil”.

Promovido pela autarquia, o Penela Presépio inclui o Presépio Tradicional do Espinhal; um presépio ao vivo aos fins de semana, no Quintal das Lapas, junto ao Castelo; uma exposição de presépios, repartida pelas igrejas de São Miguel, na sede do concelho, e do Espinhal; e um Mercadinho de Natal, com produtos de agricultura tradicional e familiar, onde não falta também o artesanato urbano e local. Assegura ainda muita animação de rua, atividades infantis, espetáculos musicais e um “comboio de Natal”.

O presépio animado pode ser visitado durante a semana das 10h00 às 18h00 e ao fim de semana das 10h00 às 19h00. Nas primeiras três segundas feiras (02, 09 e 16 de dezembro) estará encerrado para manutenção.

A população é convidada, uma vez mais, a participar neste grande evento, através do concurso de presépios tradicionais. A ideia é “revitalizar o simbolismo dos presépios tradicionais e, em simultâneo, estimular a criatividade e memória das tradições populares do concelho de Penela”, revela a autarquia. As inscrições decorrem até 28 de novembro, e podem concorrer particulares, associações, instituições e escolas a título individual ou em grupo, utilizando todo o tipo de materiais. Todos os presépios inscritos no concurso ficarão expostos nas igrejas de São Miguel, Santa Eufémia e Espinhal durante o Penela Presépio.

De acordo com os dados divulgados, no ano passado cerca de 50.000 pessoas visitaram o Penela Presépio, número que os promotores querem manter este ano. Tal como no ano passado, mantém-se a parceria com o Castelo Mágico de Montemor-o-Velho, com os bilhetes de cada evento a darem desconto no outro.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM