O projeto “Letras Prá Vida” vai chegar, em breve, a Penacova. Trata-se de uma iniciativa inovadora, já premiada, que aposta na promoção da alfabetização da população sénior, ao mesmo tempo que promove o convívio e a confraternização.
O Município de Penacova, a Casa do Povo e a Escola Superior de Educação de Coimbra, mentora do projeto, têm trabalhado em conjunto de forma a que este projeto se torne uma realidade. Sandra Ralha, vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal, explica que este é “um projeto de alfabetização, não só pela componente de inclusão social, mas também pela promoção de vários momentos de confraternização e convívio, que ajudam a combater a exclusão e o isolamento da população”.
Com um carácter inovador, este projeto conquistou o Prémio Europeu GRUNDTVIG 2017, para a excelência em Educação de Adultos, promovido pela EAEA – European Association for the Education of Adults.
A dinamização de atividades de fomentação de leitura e de escrita, baseadas nas necessidades quotidianas das pessoas, será a base de todo o processo, com o intuito de promover uma igualdade de oportunidades de aprendizagem, uma maior capacitação e consequente autoestima e autoeficácia, a participação e inclusão social, oportunidades de aprendizagem intergeracional, partilha, reflexão e investigação em educação para adultos, a reciprocidade entre o ensino superior e a comunidade.
Na reunião estiverem presentes a representar as entidades, Dina Soeiro, coordenadora do “Letras Prá Vida”, Sandra Ralha, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Penacova, Paula Silva, coordenadora da Biblioteca Municipal de Penacova e Álvaro Coimbra, presidente da Casa do Povo de Penacova.