O Município de Penacova vai alargar a sua rede de abastecimento de água e saneamento, tendo sido aprovadas cinco candidaturas, que representam um investimento de 4,25 milhões de euros no concelho.
Os projetos aprovados dizem respeito à rede de saneamento no Silveirinho, Carvoeira, Freguesia de Figueira de Lorvão e Parque Industrial da Alagoa, bem como ao abastecimento de água em Sazes e Midões. O investimento é feito pela APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, com financiamento comunitário, através do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que contempla 2,3 milhões de euros a fundo perdido.
Para Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova, “trata-se de uma medida que alargará estas infraestruturas públicas a populações que antes não se encontravam abrangidas por estes serviços”.
A APIN é uma empresa intermunicipal de capitais exclusivamente públicos e é constituída por 11 municípios – Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penela, Vila Nova de Poiares e Penacova. Em Penacova, a adesão foi votada em Assembleia Municipal, tendo recebido apenas um voto contra. A criação desta entidade deriva de várias necessidades, nomeadamente, como explica Humberto Oliveira, “de poder receber apoios comunitários para este tipo de investimentos em infraestruturas de águas e saneamento, que, segundo as novas regras de acesso aos fundos europeus, obrigam à agregação de municípios, uma vez que, sozinho, cada município está impossibilitado de o fazer, sendo este financiamento fundamental para concretizar os investimentos que beneficiam as populações e assim resolver o problema de perdas significativas de água e infiltrações, bem como fazer a expansão das redes de abastecimento e saneamento”.