O Município de Penacova continua a ser sinónimo de crescimento económico. As 50 maiores empresas do concelho registaram, em 2021, um volume de negócios superior a 177 milhões de euros, o que representa um aumento financeiro de mais de 55 milhões de euros. Segundo os dados da Informa, o concelho contabiliza também um aumento de 336 empregos, totalizando 1.397 postos de trabalho.
Logo na primeira posição surge a primeira alteração na tabela com a entrada no ranking da Transportes Marginal do Mondego, SA. Localizada em Silveirinho, a empresa obteve um volume de faturação superior a 22 milhões de euros, assegurando 136 postos de trabalho.
A Águas de Penacova, situada na Ponte, desceu do primeiro para o segundo lugar, com um volume de negócios superior a 20 milhões de euros, um aumento de perto de 870 mil euros face a 2020. A nível de emprego, não se verificou nenhuma alteração, mantendo a empresa os 80 colaboradores.
Localizada na Alagoa está a JTSL – Soluções Técnicas de Manutenção Metalomecânica, SA, que assume passou da segunda para a terceira posição no ranking das 50 maiores empresas de Penacova. A faturação em 2021 ascendeu os 14 milhões de euros, um aumento de perto de dois milhões face a 2020. A nível de emprego, o número de funcionários cresceu de forma significativa, passando de 161 para 243, um aumento de 82 postos de trabalho.
A assumir a quarta posição na tabela encontra-se a empresa Fernandes & Henriques, de Ferradosa, com um volume de negócios a ultrapassar os 11 milhões de euros, assegurando 14 empregos.
A Simetriaxial – Metalomecânica, LDA, ocupa a quinta posição, descendo dois lugares face ao ano anterior. No total a empresa, situada em Midões, alcançou uma faturação de nove milhões, que representa um aumento de mais de dois milhões de euros. A empresa de mecânica garante 163 postos de trabalho.
Em sexto lugar surge a Veiga Lopes, SA, localizada na Aveleira, com 8.48 milhões de euros de volume de negócios, um crescimento também acima dos dois milhões. A empresa de construção admitiu apenas mais um funcionário, totalizando 46 trabalhadores.
Na sétima posição está a Fozvias, Unipessoal, SA, situada na Espinheira, com uma faturação superior a sete milhões de euros, refletindo-se num aumento de perto de dois milhões. A nível de emprego, a empresa de preparação dos locais de construção, que no ranking de 2021 assumia a sexta posição, conta na sua equipa com mais 4 colaboradores, totalizando 44 postos de trabalho.
A passar da 11ª para a oitava posição está a R2P – Reciclagem e Peças, SA, em Espinheira, alcançou um volume de negócios de 7.08 milhões, um crescimento em mais de quatro milhões face ao último ano (2020). A empresa de valorização de resíduos metálicos emprega mais 18 funcionários, fazendo um total de 18 funcionários trabalhadores.
A Supertábua – Supermercados LDA assume no ranking 2022 a nona posição, descendo, assim, cinco lugares na tabela. O volume de faturação de 6.93 milhões de euros, valor superior em relação a 2020 (6.49 milhões). Situada no Bairro, a empresa de comércio a retalho em supermercados e hipermercados totaliza 39 postos de trabalho, mais um face ao último ano.
O 10ª lugar é ocupado pela Macop – Materiais de Construção, SA, com um volume de negócio de 6.1 milhões de euros, que se reflete num aumento de perto de um milhão. Quanto ao emprego, a empresa de Penacova, que desceu três lugares na tabela, conta com 31 empregados.
Neste ranking das 50 maiores empresas de Penacova há duas empresas que se destacam a nível de emprego. A JTSL -Soluções Técnicas Manutenção Metalomecânica, SA, com 243 postos de trabalho e a Simetriaxial – Metalomecânica, LDA, com 163 colaboradores. Destaque ainda para empresa de Transportes Marginal do Mondego, SA, que emprega 136 trabalhadores, seguindo-se a Águas das Caldas de Penacova, SA, com 80 postos de trabalho e a empresa de transportes rodoviários de mercadorias da Aguieira (13ª posição), situada em São Pedro de Alva, com 57 funcionários.
A nível de setores, os mais representativos são os transportes (9), comércio por grosso (7) e comércio a retalho (6).