15 de Março de 2025 | Coimbra
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Sansão Coelho

PELA LINHA DO OESTE

9 de Agosto 2024

PELA LINHA DO OESTE

Há dias fui reencontrar a Praia de São Martinho do Porto e viajei de comboio utilizando a Linha do Oeste.  Originalmente, a linha liga Agualva-Cacém, na Linha de Sintra, à Figueira da Foz ou a Coimbra. Serve importantes localidades como Leiria, Caldas da Rainha, Mafra, Bombarral e Torres Vedras. Há alguns anos o troço ferroviário que focamos parecia estar na iminência de desaparecer, como outros talvez de menor extensão têm sucumbido, na voragem lusitana de nos desligarmos do CAMINHO DE FERRO em vez de o incrementarmos. Parece existir uma luz ao fundo do túnel (parece-me adequada esta expressão) para esta linha sendo anunciadas obras de melhoramento entre Torres Vedras e Cacém e estão já em vigor amplos melhoramentos nas infraestruturas. Penso que mais ano menos ano voltaremos a ter uma Linha do Oeste pujante e com muitos passageiros caso estes saibam que lhes são oferecidas qualidade e rapidez nas viagens podendo deixar o carro em casa. Voltando à minha viagem a São Martinho do Porto: foi muito agradável embora a lotação pareceu-me que esgotou, pois entraram em duas estações jovens e especialmente muitas crianças para irem usufruir de um dia de praia a São Martinho do Porto. Estas crianças tiveram um comportamento exemplar durante a viagem mercê dos adultos que as acompanhavam e disciplinavam. Conseguiram assento e quando chegaram à praia achei gira a forma organizada como colocaram no areal as suas mochilas e como foram encaminhadas para a beira-mar. Organização e disciplina a pontificarem. Talvez os Caminhos de Ferro em Portugal não tenham usufruído destes aspetos organizacionais. Afinal uma linha férrea que podia ter desaparecido tem movimento e serve diversas localidades com alto valor no Oeste. Perante um futuro melhor que se avizinha vai ser uma linha de sucesso.

*

A propósito: – algumas estações são belos edifícios em arquitetura e muitas estão hoje vazias de funcionários porque o sistema está automatizado e as máquinas substituem o homem ferroviário. Já aqui escrevi acerca da possibilidade destes edifícios serem aproveitados para habitação por arrendamento. Vi o cais da estação de São Martinho do Porto com indícios de ser ou ter sido um espaço de lazer, e por certo bem aproveitado como antigo cais/armazém.  Ficou a ideia de a parte superior de o edifício central da estação estar vazia. Pergunto se face à crise na habitação não será preferível colocar estes edifícios para habitação, e só em situações muito especiais serem transformados em unidades turísticas? De norte a sul do país podíamos ter muitas centenas de apartamentos ou moradias tradicionais ao serviço da população sempre preocupada com o problema habitacional.

*

SÃO MARTINHO DO PORTO é vila desde 1990, pertence ao concelho de Alcobaça, e a sua BAÍA, numa singularidade de aspeto em forma de vieira com águas claras e tranquilas, é um cartão de visita encantador tal como a praia que a envolve. A baía liga-se ao mar por uma abertura que parece estreita e implica a serenidade das águas que fazem as delícias dos mais pequenos e são boas para os desportos náuticos.. Sabemos que há dez anos a praia recebeu a inesperada visita de uma foca, a MARTINHA, que fez história e foi cartaz turístico nesta encantadora zona. Utilizei o ascensor do Outeiro e subi ao Miradouro para guardar, antes do regresso, uma vista privilegiada sobre a CONCHA, a BAÍA. Gostei. É tempo de férias.

PELA LINHA DO OESTE

Há dias fui reencontrar a Praia de São Martinho do Porto e viajei de comboio utilizando a Linha do Oeste.  Originalmente, a linha liga Agualva-Cacém, na Linha de Sintra, à Figueira da Foz ou a Coimbra. Serve importantes localidades como Leiria, Caldas da Rainha, Mafra, Bombarral e Torres Vedras. Há alguns anos o troço ferroviário que focamos parecia estar na iminência de desaparecer, como outros talvez de menor extensão têm sucumbido, na voragem lusitana de nos desligarmos do CAMINHO DE FERRO em vez de o incrementarmos. Parece existir uma luz ao fundo do túnel (parece-me adequada esta expressão) para esta linha sendo anunciadas obras de melhoramento entre Torres Vedras e Cacém e estão já em vigor amplos melhoramentos nas infraestruturas. Penso que mais ano menos ano voltaremos a ter uma Linha do Oeste pujante e com muitos passageiros caso estes saibam que lhes são oferecidas qualidade e rapidez nas viagens podendo deixar o carro em casa. Voltando à minha viagem a São Martinho do Porto: foi muito agradável embora a lotação pareceu-me que esgotou, pois entraram em duas estações jovens e especialmente muitas crianças para irem usufruir de um dia de praia a São Martinho do Porto. Estas crianças tiveram um comportamento exemplar durante a viagem mercê dos adultos que as acompanhavam e disciplinavam. Conseguiram assento e quando chegaram à praia achei gira a forma organizada como colocaram no areal as suas mochilas e como foram encaminhadas para a beira-mar. Organização e disciplina a pontificarem. Talvez os Caminhos de Ferro em Portugal não tenham usufruído destes aspetos organizacionais. Afinal uma linha férrea que podia ter desaparecido tem movimento e serve diversas localidades com alto valor no Oeste. Perante um futuro melhor que se avizinha vai ser uma linha de sucesso.

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A propósito: – algumas estações são belos edifícios em arquitetura e muitas estão hoje vazias de funcionários porque o sistema está automatizado e as máquinas substituem o homem ferroviário. Já aqui escrevi acerca da possibilidade destes edifícios serem aproveitados para habitação por arrendamento. Vi o cais da estação de São Martinho do Porto com indícios de ser ou ter sido um espaço de lazer, e por certo bem aproveitado como antigo cais/armazém.  Ficou a ideia de a parte superior de o edifício central da estação estar vazia. Pergunto se face à crise na habitação não será preferível colocar estes edifícios para habitação, e só em situações muito especiais serem transformados em unidades turísticas? De norte a sul do país podíamos ter muitas centenas de apartamentos ou moradias tradicionais ao serviço da população sempre preocupada com o problema habitacional.

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SÃO MARTINHO DO PORTO é vila desde 1990, pertence ao concelho de Alcobaça, e a sua BAÍA, numa singularidade de aspeto em forma de vieira com águas claras e tranquilas, é um cartão de visita encantador tal como a praia que a envolve. A baía liga-se ao mar por uma abertura que parece estreita e implica a serenidade das águas que fazem as delícias dos mais pequenos e são boas para os desportos náuticos.. Sabemos que há dez anos a praia recebeu a inesperada visita de uma foca, a MARTINHA, que fez história e foi cartaz turístico nesta encantadora zona. Utilizei o ascensor do Outeiro e subi ao Miradouro para guardar, antes do regresso, uma vista privilegiada sobre a CONCHA, a BAÍA. Gostei. É tempo de férias.


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