26 de Junho de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Pastel de Alvites e Broa de Serpins em destaque na freguesia

20 de Maio 2022

A freguesia de Serpins, do concelho da Lousã, tem vindo a afirmar-se como uma “janela aberta para o mundo” e durante os próximos oito dias vai promover alguns dos seus produtos gastronómicos mais tradicionais, o Pastel de Alvites e a Broa de Serpins.

As pastelarias Casa do Pão e Sonho Doce, de 22 a 29 de maio, vão dar a conhecer os seus produtos, através da degustação nos seus estabelecimentos, prometendo várias surpresas para quem as visitar.

O Pastel de Alvites, um produto totalmente artesanal criado há quatro anos, relaciona-se com a história de Serpins, sendo uma ideia que nasceu pelas mãos de Sofia Silva, gerente da Casa do Pão, de fazer um pastel único, mas diferente, “com produtos que também são cultivados nas nossas terras e que é bastante saboroso”.

“Além da abóbora, associámos a noz, canela, limão, açúcar, ovos, e uma massa fina e crocante”, revela a empresária, com a ambição de levar o pastel e o nome de Serpins às bocas do país e, quem sabe, do mundo.

O nome deste pastel remete para a história daquela vila até na própria embalagem, “que é possível ser lida no seu interior, tendo também opção em braille”, além do design exterior que faz referência à Ponte Romana.

Com a semana gastronómica, Sofia Silva pretende não só divulgar o Pastel de Alvites como outros produtos originais. “Na compra de uma caixa de Alvites, por um valor de seis euros, vai poder apreciar outras receitas únicas da Casa do Pão”, desvendou.

Já a tradicional Broa de Serpins surgiu por Rita Carvalho e pelo seu pai António Carvalho, proprietários da pastelaria Sonho Doce, com o desejo de fazer renascer as receitas tradicionais dos seus antepassados.

“O que a torna especial é a forma de confeção tradicional, inspirada nas minhas avós e bisavós, e através desses ensinamentos quisemos fazer algo artesanal, mantendo o sabor e a textura de antigamente, aliada ao uso dos melhores ingredientes, como as farinhas, incluindo as produzidas no Moinho de Serpins”, destaca Rita Carvalho, ao desvendar que durante esta semana os visitantes podem ainda degustar outros sabores, como broa com carne, sardinha, cebola, bacalhau ou enchidos.

O toque artesanal, aliado ao cuidado aplicado a cada fornada e à valorização da importância da água e do Rio Ceira para as gentes serpinenses, conferem a esta Broa a autenticidade, “que segue para todos os cantos do país e do mundo”.

Programa recheado na freguesia

A Semana do Pastel de Alvites e da Broa de Serpins, promovida pela Junta de Freguesia de Serpins, conta também com outras iniciativas. A 23 de maio, pelas 10h00, vai haver um workshop para crianças, dinamizado pela pastelaria Sonho Doce, onde os mais novos vão poder aprender a fazer a broa. Para o dia 24 está agendada uma “Tarde de Chá”, na Casa Cortez e a 26 de maio, a celebração do dia da espiga/merenda, na Praia Fluvial da Senhora da Graça, em Serpins.

Durante toda a semana vai ainda realizar-se um concurso que vai premiar a melhor fotografia e frase relacionada com o tema e promoções nas pastelarias aderentes.

“É com enorme satisfação que apresentamos esta primeira edição da semana gastronómica em Serpins, que dá a conhecer o que de melhor se faz nesta freguesia e não temos dúvidas de que esta é uma boa forma de promover Serpins e a região”, garante o presidente da Junta de Serpins, Paulo Simões.

O presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, não deixa de reconhecer as pastelarias que se associaram ao evento “que tira partido da qualidade existente e da capacidade que as empresas têm revelado ao longo do tempo, neste caso do Pastel de Alvites e Broa de Serpins”.

“Esta iniciativa reforça o valor do trabalho desenvolvido e destes dois produtos, desde logo pela atratividade, através da promoção e incremento das vendas, que é importante não só para a freguesia, mas para todo o concelho”, reforça o autarca.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM