A Câmara Municipal de Coimbra vai reduzir o custo dos passes, aumentar a oferta e expandir a rede dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC). Estas medidas vão ser possíveis, como anuncia a autarquia, “através da aplicação dos cerca de 960 mil euros atribuídos ao Município pelo Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART)”, sendo que 60 por cento vai ser aplicado na redução dos passes e 40 por cento no alargamento da rede.
Lançado pelo Governo, este programa tem o “objetivo de combater as externalidades negativas associadas à mobilidade, nomeadamente o congestionamento, a emissão de gases de efeito estufa, a poluição atmosférica, o ruído, o consumo de energia e a exclusão social”, como se pode ler no Despacho n.º 1234-A/2019, dos ministérios das Finanças e Ambiente e Transição Energética, publicado a 4 de fevereiro, na 2.ª Série do Diário da República.
De acordo com a Câmara, os passes dos transportes públicos vão ficar mais baratos já a partir do mês de abril, ou seja, da próxima segunda feira. O Passe Rede Geral vai passar a custar 30 euros (menos cinco euros), o Passe 3.ª Idade e Reformado/Pensionista por Incapacidade 15 euros (menos 2,5) e os Passes “Sénior +” e “Reformado/Pensionista por Incapacidade +” 12 euros (menos dois).
A poupança estende-se também aos estudantes do ensino superior, que vão economizar sete euros por mês no passe, passando a custar apenas 15 euros. “O passe estudante é mesmo o mais vendido dos SMTUC (cerca de 38 mil no ano em curso) e se este é um incentivo para que os jovens usem cada vez mais os transportes públicos, é também, ao mesmo tempo, um apoio da autarquia às famílias que têm vários encargos para suportar o acesso dos estudantes ao ensino superior”, explica a Câmara em nota divulgada.
Este programa visa ainda o aumento da oferta e ampliação da rede dos SMTUC, estando prevista a extensão dos transportes públicos a Almalaguês (via Anaguéis), Zorro, Antanhol (via Casais e via Covões) e Loureiro. Este alargamento é anunciado para o final deste ano de 2019, quando terminarem as concessões válidas em curso.
Recorde-se que, para além destas novidades, o Município de Coimbra já apoia os passes combinados, que servem as freguesias onde os SMTUC ainda não operam. Garante também, através do Plano Municipal de Transportes Escolares, o passe gratuito a todos os alunos de escolas do concelho, do pré-escolar ao secundário. De acordo com os dados divulgados, foram emitidos mais de 6.600 passes gratuitos este ano letivo, o que representa um investimento de cerca de três milhões de euros.