22 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Parque Manuel Braga recua aos finais do século XIX

7 de Setembro 2018

O Parque Manuel Braga vai recuar, este fim de semana (8 e 9 de setembro), aos finais do século XIX, numa recriação histórica que envolve mais de 300 participantes e que vai dar a conhecer aos visitantes algumas das tradições seculares da cidade de Coimbra.

Promovida pela União das Freguesias (UF) de Coimbra, em parceria com Grupo Etnográfico da Região de Coimbra (GERC), esta “viagem no tempo” vai animar este belo jardim da cidade, ao mesmo tempo que contribui para a preservação da sua história e tradições.

Designada “(RE)viver”, procura “preservar e transmitir às gerações mais novas as tradições, a gastronomia, as danças e cantares e as artes e ofícios da região”, explica a UF de Coimbra em nota divulgada.

Este regresso ao passado não descura os pormenores, que começam desde logo pela decoração do recinto, que será feita com recurso a aspetos relativos ao final daquele século e onde não faltarão os carros de bois, as tendas, as bicicletas pasteleiras e os pipos. Os participantes vão estar também vestidos a rigor, com fatos que se usavam naquela época. No evento, está mesmo prevista uma zona dedicada ao mercado de ofícios e ao artesanato, onde os visitantes vão poder encontrar o oleiro, o sapateiro e o ferreiro, entre outras profissões. Está ainda previsto um espaço dedicado à mulher e às suas vivências no mercado rural.

Mercado de frutas, legumes, cereais e flores e zona de Taberna, com espaço para as refeições, são outras das apostas deste evento pioneiro, que terá também uma área dedicada aos brinquedos e jogos tradicionais. A animação do recinto vai ser assegurada pela Tuna Souselense, Associação Salatina – Gaita de Foles e Concertinas, Ateneu de Coimbra com a gaita de foles e fantoches e pelo grupo organizador (GERC).

A UF de Coimbra realça que este é “um evento para todas as idades”, dando também especial destaque aos moradores da freguesia, que são convidados a participar amanhã, às 13h00, num almoço intergeracional gratuito. Do programa de amanhã destaque ainda para a atuação do Grupo Xamaril (10h00), para a animação de taberna (16h00) e para a apresentação do Fado ao Centro (20h00).

No domingo a animação está a cargo da Associação Salatina (12h00) e da Tuna Souselense (17h00). Destaque ainda para a Desfolhada, às 16h00.

Durante o evento há um espaço de jogos tradicionais e brinquedos, bem como demonstrações de lavadeiras, serradores, meninos da escola, artesãos e outros costumes do antigamente.

Promovido com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, Águas de Coimbra e Associação Salatina, o “(RE)viver” abre amanhã às 10h00 e encerra às 02h00. No domingo reabre às 10h00 e encerra às 18h00.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM