14 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

ORLANDO FERNANDES

Parabéns a O Despertar

5 de Março 2021

Mais um ano de vida do nosso “O Despertar”. Continuamos a orgulhar-nos do serviço prestado. Parabéns pelos seus 104 anos de vida, um percurso que se deve a todos quantos contribuíram para a continuidade do jornal, apesar das diversas dificuldades que se foram deparado ao longo dos tempos.

A Imprensa Regional é cada vez mais um dos pilares da liberdade de expressão e de informação, nestes tempos em que a tecnologia permite uma velocidade vertiginosa de mensagens, algumas vezes em prejuízo da verdade dos factos e da democracia.

Perante a atualidade periclitante que se nos apresenta, na Europa e no Mundo, com os perigos da massificação e mensagens falsas, populistas e de cariz puramente antidemocrática a ameaçar as liberdades individuais e da liberdade de imprensa – e por consequência a ameaçar a dignidade da pessoa humana e dos seus direitos fundamentais – é imperioso que a Imprensa Regional e Local seja reforçada e acarinhada por todos nós.

“O Despertar”, como muitos outros títulos da imprensa regional, é uma das ligações dos filhos da terra que emigraram para outro país ou outra região em Portugal, onde continuam, a receber a informação noticiosa da sua terra.

Não temos dúvidas que o projeto de “O Despertar” e os seus profissionais têm muito valor, mas quando esse reconhecimento vem de fora e chega de tão longe, faz-nos acreditar com confiança no futuro, mesmo com as dificuldades que são do conhecimento de todos.

Felizmente, o título de “O Despertar” tem História, pois são já 104 anos de existência mas, mais importante, faz parte da História, pois é hoje uma ferramenta indispensável para quem deseja escrever sobre a nossa região.

Desde que começámos, como um jornal de quatro folhas de duas cores, até aos dias de hoje, o mundo mudou e nós com ele.

A imprensa, e em particular a imprensa regional, vive dias difíceis. Estamos a perder assinantes, as pessoas cada vez compram e leem menos jornais e revistas. Mas isso não nos faz desistir. Pelo contrário.

O nosso jornal vai continuar a missão de informar, mantendo a liberdade de expressão sem subordinação a qualquer forma de censura, discutindo a atualidade local e salvaguardando a integridade dos cidadãos, com objetividade e a verdade na defesa do interesse púbico e da democracia.

Mais um ano de vida e continuaremos a orgulharmo-nos do serviço prestado pelo nosso jornal. Não quero deixar passar em claro esta data sem desejar os meus parabéns a toda a equipa e a todos os colaboradores.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM