29 de Setembro de 2022 | Coimbra
PUBLICIDADE

Para ter em mente – Leilões on line, a tendência do mercado

28 de Janeiro 2019

Texto Patrocinado

Características de um leilão on line

Sabe como funciona um leilão de carros online? Sabe o quanto pode economizar ao escolher essa alternativa para adquirir um veículo? Há muitas opções, a leilao online Cars On The Web é uma delas.

Se não sabe informe-se um pouco mais sobre esse assunto! Uma oportunidade muito boa para quem está procurando um automóvel com preço baixo e boa qualidade.

O que é um leilão de carros online?

Um leilão é processo de compra e venda de itens novos ou usados. Atualmente os mais famosos são on line, já que é muito mais fácil e prático fazer uma compra sem sair de casa.

Antes de o leilão ser feito lança-se um edital onde constam as informações sobre os bens a serem leiloados e as principais características de cada item, além das normas do leilão.

Todas as informações estão detalhadas na página do evento, sendo tudo bem explicado para que exista clareza na hora de arrematar um carro. Mesmo sendo um evento on line, o leilão acontece num horário específico e determinado antecipadamente.

O leiloeiro é quem faz os anúncios dos lotes um por um e recolhe as melhores ofertas feitas pelos interessados. Para dar um lance basta verificar os botões e links na página do evento. Todos os participantes devem estar online na hora do evento para dar lances e ofertas que levarão ao arremate do veículo.

Para comprar carros em leilão devemos usar plataformas e aplicativos

As plataformas online e aplicativos de vendas de veículos ganham cada vez mais espaço no mercado, até mesmo para carros de leilão. A praticidade que oferecem aos compradores é um dos principais motivos para esse aumento na preferência. É possível até receber os documentos pelos Correios e, dependendo do serviço, não precisa nem sair de casa para buscar o carro. Ele é entregue na residência do comprador.

Mas apesar destas facilidades, adquirir um carro por meio de leilões virtuais requer cuidados especiais. Como por exemplo conhecer a procedência, veículos de financiadoras, bancos e frotas geralmente têm condições melhores e são mais fáceis de ser regularizados que os de seguradoras e leilões judiciais. Avaliar as condições: ler atentamente as informações sobre o veículo e ver as fotos e vídeos disponíveis. Se houver alguma dúvida, peça mais detalhes ou veja a possibilidade de inspecioná-lo pessoalmente.

Calcular os custos e os benefícios: os preços dos carros de leilão podem ser entre 15 e 30% menores que os das tabelas oficiais do mercado e costumam ser revendidos com uma boa margem de lucro ao consumidor final pelos lojistas. Calcule as suas despesas, com todas as taxas incluídas e a sua margem de lucro, se o objetivo for revenda. A forma de pagamento deve ser clara: nos leilões os veículos pagam-se à vista. Não existe financiamento, deve-se estar preparado para tal. O mesmo acontece com os lances. Defina antes o valor que pretende pagar pelo carro e dê os lances somente se for mesmo comprá-lo. Se você desistir da compra, haverá cobrança de taxas pela desistência.

Na hora de buscar o carro, verifique se tem combustível, se a bateria funciona, ou se há problemas mecânicos ou com a documentação que impeçam a circulação. Existem taxas diárias que são cobradas pelo leiloeiro pela sua permanência no pátio se o veículo não for retirado na data combinada. As concessionárias de automóveis e os leilões são opções para quem gastar menos e deixar de vez o transporte público.

Por que esses veículos não voltam aos donos anteriores?

Se houver dívidas pendentes, o proprietário do veículo tem um prazo para quitá-las e recuperar o bem. Ultrapassado o limite, o Detran leva o objeto a leilão para arrecadar o dinheiro devido pelo inadimplente. Caso o valor do lance seja maior do que o da dívida, o “troco” é devolvido ao dono anterior do veículo. O leilão de automóveis e sucatas acontece presencialmente e on line. Se optar por ir ao local do pregão, o interessado recebe uma lista com o lance inicial de cada lote, pode visitar as peças, avaliar qual mais interessa e ofertar os lances. O leilão é feito por ordem de numeração dos lotes. Já para o on line, é preciso realizar um cadastro e acessar todas as informações pelo computador.

Com o carro pronto para usar, o arrematante tem o prazo previsto no edital para ir buscá-lo, realizar vistoria, emplacamento e transferência do bem para o seu nome. Todos os custos desses procedimentos, incluindo alteração de dados, licenciamento e placa, são de responsabilidade de quem arrematou o automóvel, ou seja, do novo dono. Anime-se, e bons lances!

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM