15 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Vasco Francisco

Palavras a um Amigo

3 de Março 2023

Felicitar o nascimento é dar as boas vindas a quem vê o mundo pela primeira vez, festeja-lo é a prova da existência e de poder celebrar a vida, a persistência, o caminho percorrido. É já longo esse caminho para o “nosso” velhinho, que desperta a cada semana a pensar já na seguinte. Assim se vai abordoando ao passado para manter a sua essência no presente, vai tomando uns suplementos e umas mesinhas de novidade que lhe vão escrevendo o futuro. Já há poucos comunicadores com tanta esperança como ele. Tal como os nossos avós, viu guerras e conflitos, resistiu a pestes e catástrofes, conheceu vários presidentes e papas, sentiu perdas e angústias, atravessou anos onde a liberdade era uma palavra desejada, outros em que a recessão tantas vezes lhe fez apertar o sinto e a barriga.

Mas ele aí está! Carregado de amigos, ansiosos de o saudar a cada semana, carregado de novidades, sempre assíduo e atual, informado de tudo em prol da sociedade e da cultura da sua cidade e arredores. Abrimos-lhe a porta como quem recebe um familiar, um amigo para muitos de longa data, estranhando já a sua ausência, ou se o “chofer” não o trás a tempo. Acompanha-nos durante um café,  no fim de um bom almoço ou um harmonioso jantar, ou simplesmente goza com a gente uns breves instantes de sol, ou mesmo ao serão, ao calor da lareira a cada invernia, ao luar de cada verão.

Traz sempre umas boas páginas, folhas que carregam a região, o país e o mundo. Tende a acompanhar a modernidade dos tempos, sendo o exemplo de persistência e de luta. Continua a dar voz a muitas causas, a ser praça de muitas opiniões e demais temas. Acalma-nos na prosa, na poesia, faz-nos rir, faz-nos pensar. Transporta conhecimento e arte.

Não é simplesmente um jornal, é um velho rijo de 106 anos que se faz de redatores, paginadores, dirigentes, colaboradores e de muitos leitores. Parabéns a todos! Centenas de nomes o compõem desde a primavera de 1917. E estimem o velhinho, o nosso “O Despertar”.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM