A Ourivesaria Costa, situada na Rua Ferreira Borges, na Baixa de Coimbra, comemora domingo (11 de novembro) 82 anos, orgulhando-se de continuar a servir várias gerações e de contribuir para tornar cada momento ainda mais especial.
A mais antiga ourivesaria da cidade apaga agora mais uma vela e só pode regozijar-se com a sua história e longevidade. Fundado a 11 de novembro de 1936, este estabelecimento comercial é uma referência na Baixa, assim como o seu sócio gerente, José da Costa, que chegou à ourivesaria quando ainda era um miúdo, crescendo em simultâneo com este projeto.
É com orgulho e mesmo emoção que José da Costa afirma que dos seus 87 anos de vida 75 foram dedicados a esta casa. Recorda que começou no ofício com apenas 10 anos, quando era normal as crianças ajudarem no sustento do lar e quando ainda não se levantavam as questões do trabalho infantil. Hoje é um dos mais antigos ourives do país e faz um balanço muito positivo deste percurso, com momentos altos e outros de crise, mas sempre marcados por determinação e vontade de superar desafios, assegurar a melhor resposta aos seus clientes e, também, contribuir para o dinamismo da Baixa, área onde sempre se manteve.
Ao longo de todas estas décadas, a Ourivesaria Costa conquistou um público fiel e muitos amigos da casa, sendo habitual receber agora as novas gerações, os filhos e os netos que, recomendados pelos seus familiares, procuram ali a joia que vai tornar cada celebração ainda mais especial e única.
Neste momento festivo, José da Costa recorda que a Ourivesaria Costa foi fundada por três sócios e faz uma homenagem especial a um deles, Manuel da Costa, mantendo até hoje a empresa a designação comercial de Manuel da Costa, Lda. “Manuel da Costa foi o grande iniciador desta casa, uma pessoa com quem aprendi muito. A Ourivesaria Costa deve muito à iniciativa deste homem e ao seu início brilhante”, realça, deixando ainda uma palavra de agradecimento ao seu colaborador de muitos anos, Adérito Cioga, e a todos os clientes e amigos, muitas e muitas gerações que ajudaram a construir este honroso percurso.