13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

SANSÃO COELHO

Os transgressores podem levar-nos de novo a confinar

9 de Abril 2021

Entrámos na última segunda-feira numa fase experimental de tentativa de regresso à normalidade neste ciclo da Maldita Pandemia da Covid-19. A vacinação tem ficado aquém do esperado e do desejado. Por certo a questão de eventuais, mas julgo que não confirmadas contraindicações, numa relação de causa-efeito da vacina da Astrazeneca, pode atrasar ainda mais o ritmo da vacinação. Outros países europeus voltaram ao confinamento devido a uma terceira ou quarta onda de covid-19: já nem as sei contar! Estamos na “corda bamba” e vai depender do comportamento de todos o que nos irá acontecer nestas próximas semanas ou meses com a possibilidade indesejada de termos que ficar, mais uma vez, confinados. Há, felizmente, pessoas escrupulosas seguindo todas as indicações e munidas de imensas cautelas, mas somos pródigos em chico-espertismo e observo existir uma quantidade significativa de cidadãos que não cumprem as normas vigentes. São os temíveis protagonistas da transgressão. Os seus comportamentos transgressores e de indiferença pelo bem-comum (e talvez por eles-próprios) podem levar-nos a voltarmos ao confinamento geral ou, pelo menos, a confinar em vários concelhos mais afetados. E a fome a aumentar e o desemprego a crescer. SERÁ QUE OS TRANSGRESSORES NÃO PENSAM? Serão que são assim tão idiotas?

A Educação para a Cidadania nas escolas fez muita falta durante décadas e décadas e por isso o país ainda tem laivos de miséria, de ignorância e de tamancos nos pés apesar de progressos alcançados no pós-Revolução de Abril. O pior é ainda haver tolerância para maus comportamentos cívicos (de alguns) que podem ser fatais para TODOS.

Uma salutar vigilância coletiva em defesa do desconfinamento é o que se pede e precisamos de envergonhar aqueles que não cumprem as regras em vigor.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM