22 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Orçamento de 26,6 milhões para os SMTUC

21 de Janeiro 2022

A Câmara de Coimbra aprovou, na segunda feira, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) para 2022, no valor de 26,6 milhões de euros.

Este valor destina-se, como refere o Município, a tornar os SMTUC “um pilar de desenvolvimento, sustentável, para Coimbra”. O destaque vai para as opções estratégicas da manutenção do tarifário, da renovação da frota e, ainda, a aplicação das novas tecnologias seja na concretização do sistema de bilhética integrada e multimodal, seja na agilização e acesso à informação.

Na apresentação do documento, a vereadora e também presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, Ana Bastos, anunciou que os SMTUC “irão iniciar um novo caminho”, alicerçado em cinco linhas estratégicas – modernização e inovação dos serviços, onde se destaca a aposta nas novas tecnologias, na renovação da frota e na criação da marca SMTUC; a reestruturação e otimização da rede, onde se prevê o redesenho da oferta em articulação com os serviços intermunicipais e o futuro Metrobus; plano de investimentos, com foco nas candidaturas a fundos comunitários ou programas nacionais; rigor na execução da despesa pública, através da implementação de políticas de gestão eficientes; e melhoria na gestão de recursos existentes, em articulação com os diversos serviços envolvidos.

De forma a reforçar o uso de transportes públicos em detrimento do veículo individual e, apesar das grandes dificuldades económicas que os SMTUC enfrentam, será mantido o tarifário em todos os títulos e modalidades de pagamento, bem como o transporte escolar gratuito a todos os alunos da rede pública, até ao 12.º ano de escolaridade. Paralelamente, está a ser concedido o acesso ao Passe de Antigo Combatente.

A nível de investimentos, a aposta assenta na reorganização e melhoria do funcionamento das oficinas; renovação da frota; novas tecnologias e a melhoria das instalações.

Ana Bastos adiantou que, a curto prazo, entrarão ao serviço cinco viaturas elétricas (adquiridas no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência para o Uso dos Recursos – POSEUR) num investimento de 2,3 milhões. Irão juntar-se às oito viaturas usadas que entraram recentemente ao serviço, cujo pagamento será efetivado em 2022, no valor de 428 mil euros. Foi ainda recentemente submetida uma candidatura à terceira chamada do POSEUR, para aquisição de 10 autocarros e 12 miniautocarros movidos a energia limpa, num investimento global no valor de cerca de 8,5 milhões.

“Mesmo assim, a frota é insuficiente para dar resposta ao serviço oferecido, pelo que o orçamento para 2022 prevê a dotação de mais quase 800 mil euros para novas aquisições”, assumiu Ana Bastos.

A nível tecnológico, 2022 será o ano da entrada ao serviço um conjunto de plataformas e serviços à distância. O Sistema de Informação em Tempo Real será alargado a outras paragens, o que irá obrigar à aquisição de novos painéis informativos no valor de cerca de 206 mil euros. A breve trecho, será também oferecida a plataforma internacional Movit, que permitirá aos utilizadores acederem à distância aos horários, em tempo real, assim como planear as viagens. O sistema de bilhética integrada e multimodal encontra-se em fase final de desenvolvimento e de instalação, o que vai possibilitar aos SMTUC integrar, no mesmo sistema, outros modos e operadores de transportes e vai ainda permitir a todos os utilizadores, entre outras ações, carregar títulos nas máquinas ATM ou a utilização de cartões bancários como suporte aos títulos.

Em relação ao estacionamento, após um período de sensibilização e de informação junto dos automobilistas, a autarquia vai iniciar uma intensificação da fiscalização do estacionamento tarifado, enquanto medida dissuasora à transgressão e ao controlo da procura, o que vai contribuir para aumentar a fonte de receitas dos SMTUC, enquanto entidade responsável pela exploração do sistema.

Para o corrente ano está previsto o início de várias intervenções nas instalações dos SMTUC, totalizando 705 mil euros, bem como a reformulação do sistema Ecovia e o ligeiro alargamento do mapa de pessoal.

No campo das receitas, destaque para o Subsídio à Exploração, por parte da Câmara, e que em 2022, sofre um ligeiro aumento, ascendendo a cerca de 6,8 milhões. As receitas dos SMTUC são ainda complementadas por verbas oriundas dos programas governamentais, como o PART (Programa de Apoio à Redução Tarifária) e o ProTransp (Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público) do Fundo Ambiental, que no global ascendem a cerca de 2,6 milhões.

Estes documentos previsionais serão agora remetidos para a aprovação pela Assembleia Municipal nos termos legais.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM