O Grupo de Milhafres do Campone realizou no passado domingo (19) uma iniciativa de cariz ambiental, assegurando a valorização dos espaços florestais que integram a freguesia de São João do Campo.
Dos mais pequenos aos mais graúdos, cerca de meia centena de participantes uniram-se pela conservação ambiental no primeiro Eco-Passeio de Trator. Uma atividade que aludiu a comunidade local para a importância da colocação dos resíduos sólidos urbanos nos locais apropriados.
Esta iniciativa procurou “sensibilizar a sociedade para esta problemática, com os voluntários a assumirem um papel de protetores do ambiente, cuidando dos espaços verdes e florestais da freguesia, tornando-a num lugar, cada vez mais, limpo e saudável para todos”, destacou Messias Vagueiro, presidente do Grupo Milhares do Campone.
Numa ação de cariz ambiental, “visando a recolha e correta separação do lixo urbano que se encontrava disperso nas bermas de estradas e caminhos vicinais”, nomeadamente embalagens de plástico, vidro e metal, colchões, banheiras, frigoríficos, televisores, entre outros objetos, os voluntários “contribuíram para um ambiente e um concelho mais limpos”.
Para Dinis Pereira, presidente da Junta de Freguesia de São João do Campo, este tipo de iniciativas “assegura a educação ambiental da nossa comunidade, refletindo sobre a problemática do lixo, criando assim um compromisso de toda a comunidade para com a sustentabilidade e sensibilizando a sociedade para a necessidade de um comportamento consciente e responsável em relação ao ambiente”.
Numa atitude de civismo ambiental e respeito pela natureza e pela sua preservação, os voluntários refletiram sobre as ações de limpeza de florestas e outras zonas que tenham sido alvo de deposição ilegal de lixo, alertando a comunidade local para a necessidade de reduzir a pegada ecológica.
Esta iniciativa contou ainda com o apoio da Junta de Freguesia de São João do Campo e do Município de Coimbra.