O Município de Oliveira do Hospital assinalou, no passado domingo (2 de julho), o 30.º aniversário da elevação da vila de Oliveira do Hospital à categoria de cidade.
Para assinalar a data, foi realizado um espetáculo, pela Orquestra Music’Arte e Coro Voz’Arte, da Associação Sons da Arte, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, relembrou as mudanças operadas, sendo “notório que a cidade tem-se estruturado e tem crescido”. Entre as alterações mencionadas, destaca-se a criação de uma biblioteca e a remodelação das antigas escolas, bem como a zona industrial, que está na sua “terceira ampliação”. O autarca enfatizou, também, a criação de uma escola profissional, “hoje de referência nacional”.
A cidade cresceu “até ao nível de afirmação e reconhecimento que tem” atualmente. “Agora, nós temos o desafio e a responsabilidade de continuar a impulsionar a cidade e a fazê-la crescer com qualidade. Esse é o nosso compromisso e objetivo”, completa.
José Francisco Rolo explica ainda que “ter a categoria de centro urbano permite, em sede de negociação dos fundos comunitários, estar num patamar elevado. Ou seja, ter acesso a fundos que só existem para os espaços urbanos com as características de cidade, como os Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano”.