A Lage Grande e o Terreiro do Santo, em Meruge, freguesia de Oliveira do Hospital, vão receber a Feira do Porco e do Enchido, para um fim de semana repleto de “animação, artesanato e sabores únicos da gastronomia local”.
A 20.º edição do certame, que começa amanhã (11) e prolonga-se até domingo (12), conta com as “irresistíveis especialidades gastronómicas que dão nome à Feira: as chouriças de carne e de bofes, as morcelas e farinheiras, os paios e os presuntos curados”, como adiantou a Junta de Freguesia de Meruge.
Além disso, as tasquinhas “vão estar munidas com os primores do património gastronómico local”, como o arroz de suã, o porco no espeto com arroz de feijão, os torresmos na caçoila, o arroz de salpicão, os pianos, a sopa de sustância e o arroz doce com anis.
A parte gastronómica é ainda enriquecida pelo forno comunitário, onde os visitantes vão “aprender a arte de ´tender` ou adquirir uma broa de milho, uma bola de carne, de bacalhau, de chouriça ou de sardinha, a saírem quentinhas”. A Junta acrescenta que, se os presentes preferirem confecionar a sua própria refeição, podem comprar a carne na Feira e utilizar gratuitamente os condimentos, as fogueiras e as caçoilas de barro que a organização disponibiliza.
A “Feira da Agricultura Familiar” é outra aposta deste evento: “dos campos em redor”, os agricultores trazem as nozes, as avelãs, os figos e as peras secas, as castanhas e as abóboras, mais a jeropiga, o azeite e os licores, além dos galos, pitas e galinhas, bem como os coelhos e os bácaros, e até queijo artesanal.
“Da região e do país vão estar presentes dezenas de artesãos, expondo e vendendo os seus produtos originais”, acrescenta.
O certame assegura transporte em “tuk tuk”, desde os estacionamentos até ao recinto da Feira.
Muito mais para desfrutar
A oferta da Feira continua com a “Mostra do Porco Bísaro” (que apresenta “ninhadas de leitões provenientes de explorações ao ar livre da região”), os jogos tradicionais, uma programação musical, a 2.º edição da corrida “Eco Run”, o Magusto na Caruma, a inauguração de uma exposição de fotografias e um passeio pedestre.
Além disso, no Espaço Criança – Aldeia do Fumeiro, “os mais novos terão ao seu dispor os passeios de burro pelo recinto da Feira, insufláveis, pinturas faciais, construção de brinquedos com materiais recicláveis e participação nos torneios de armas”, afirma a Junta.
O Grupo de Teatro e Animação de Rua “Vivarte/Almanach” volta a animar o certame e, para esta edição, vai realizar a performance “Viagem ao Reinado de D. Dinis”.