17 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Olivais FC está de regresso às competições europeias

18 de Outubro 2019

A equipa sénior feminina do Olivais Futebol Clube (FC) está de regresso às competições europeias. A equipa de Coimbra – campeã nacional e vencedora da Taça de Portugal e da Supertaça – estreou-se anteontem na Eurocup Women 2019/2020 e, apesar de ser teoricamente a “menos quotada” e de ter pela frente “equipas de basquetebol de topo”, está determinada a “surpreender”.

Disputar a Eurocup Woman é “um motivo de grande orgulho” para toda a vasta “família” olivanense que está de “olhos postos” no desafio que a equipa sénior feminina tem agora pela frente.

Apesar das dificuldades que vai encontrar nesta competição, onde defronta algumas das melhores equipas femininas de basquetebol da Europa, a equipa do Olivais está determinada a deixar tudo em campo. Para a capitã, Marcy Gonçalves, neste momento o “sentimento é de orgulho, de trabalho concretizado” e de muita determinação. “Não estamos assustadas, treinamos todos os dias para jogar e vamos ter muitos jogos pela frente este mês. São menos treinos, mais jogos, mais competição, mais diversão, já que vamos estar a fazer o que gostamos, que é jogar”, realçou na segunda feira, durante a apresentação da prova, na véspera da partida para a Hungria, onde a equipa jogou anteontem, frente ao Uni Gyor Mely- Ut, estreando-se com uma derrota por 76-62.

Na ocasião, a atleta do Olivais mostrou-se também confiante no trabalho da sua equipa, apesar de estar consciente da qualidade das equipas que integram o grupo. “Respeitamos muito as equipas, sabemos que estão num patamar um bocadinho diferente do nosso, são equipas de topo, que têm um orçamento que provavelmente é o triplo ou quádruplo do nosso”, disse.

Mas, dentro de campo, tudo pode acontecer. “Está tudo no campo, nas linhas, é cinco a cinco, uma bola e nunca se sabe… tudo pode acontecer”, realçou, prometendo “muito trabalho”, como tem feito, aliás, a equipa em todos os jogos que tem disputado. “Nós vamos com muita ambição, sabemos as dificuldades que vamos encarar mas trabalhamos todos os dias para isso. As nossas adversárias podem pensar que somos as mais fracas do grupo mas isso também pode ser um fator surpresa”, realçou.

Sobre a equipa, recorda que vem de “uma época de sonho” mas que, perante as mudanças surgidas no plantel, não tem comparação, assegurando, contudo, que “há muita qualidade neste grupo”, que esta é uma equipa “com mais opções”, que continua com o mesmo treinador, Eugénio Rodrigues, e que está cheia de vontade de “trazer títulos para casa”.

O presidente do Olivais, Jaime Silva, não põe qualquer pressão nas atletas e afirma que “não há nenhuma ansiedade”, sendo a Eurocup “uma experiência importante para fazer evoluir as jogadoras, incluindo as mais novas, e para melhorar o jogo”, já que têm pela frente “equipas muito fortes, com outros orçamentos, outras realidades e muitas atletas estrangeiras”. Considera que é “um prazer trazer jogos de alto nível para Coimbra”, uma vez que vão estar em competição “as melhores equipas da Europa”, que vão, com certeza, “proporcionar espetáculos de basquetebol de alto nível”.

Não esconde, contudo, “a ambição de ganhar o maior número possível de jogos” e lembra que isso “é possível”, recordando que a equipa já conseguiu ultrapassar uma vez a fase de grupos, sendo comandada na altura pelo técnico José Miguel Araújo.

Os três jogos que vão ser disputados em Coimbra têm início às 20h30 e têm entrada gratuita. Nos dias dos jogos, haverá atividades a começar uma hora antes, sendo intenção do clube “transformar estes encontros numa festa do basquetebol que sirva também para incentivar as meninas a praticar a modalidade”.

O presidente da Associação de Basquetebol de Coimbra, Luís Santarino, considera que a participação do Olivais nesta prova europeia “é uma honra para Coimbra” e é um reflexo do “trabalho fantástico” que a equipa está a desenvolver e que se traduz nos vários títulos recentemente conquistados.

Na apresentação esteve ainda Francisco Baptista, da FBM, empresa que patrocina a equipa, assegurando os equipamentos.

Olivais recebe Perfumerias Avenida na quinta feira

O Olivais disputou anteontem o primeiro jogo da Eurocup Women 2019/2020, estreando-se na Hungria, frente à equipa Uni Gyor Mely- Ut. O segundo jogo vai ser disputado na quinta feira, em Coimbra, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, com a receção à equipa Perfumarias Avenida (Espanha). Na semana seguinte, a 31 de outubro, recebe o Lointek Gernika Bizkaia (Espanha) e a 7 de novembro o Uni Gyor Mely – Ut (Hungria). Depois tem ainda mais dois jogos fora, um a 28 de novembro, frente à equipa Perfumerias Avenida, e outro a 4 de dezembro, frente à equipa Lointek Gernika Bizkaia.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM