24 de Outubro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Olivais FC cria secção de atletismo para atrair mais atletas

17 de Setembro 2021

O Olivais Futebol Clube (FC) acaba de criar uma Secção de Atletismo, apostando assim na diversificação da oferta para atrair mais jovens para a prática desportiva.

Aprovada pela Direção, na reunião de 30 de agosto, esta nova modalidade não é, de facto, nova, uma vez que foi já “muito querida neste clube”, tendo-se afirmado mesmo, no passado, como “um cartão de visita” do Olivais que “contava com excelentes praticantes de atletismo nas suas fileiras”, recorda a Direção.

A criação de novas secções e a aposta em outras modalidades era uma das ambições da equipa de António Fonseca Gomes. A nova Direção, eleita em junho do ano passado, apresentou na altura um extenso Plano de Atividades para o biénio 2020/2022. A covid-19 e todos os condicionalismos que provocou tem condicionado, contudo, vários projetos e levou ao adiamento do seu arranque.

“Já há algum tempo que a modalidade de atletismo estava identificada como uma modalidade prioritária para o Olivais FC, não só porque se apresenta com um elevado potencial de crescimento junto dos mais jovens, nos escalões de formação, mas também porque cada vez mais a cidade de Coimbra dispõe de um conjunto de infraestruturas que permite aos clubes equacionar a oferta desta modalidade com a certeza de que os seus atletas poderão aprender e treinar com todas as condições físicas, materiais e de segurança”, refere o presidente do clube.

António Fonseca Gomes realça também que “o atletismo ultrapassa em muito a tradicional corrida”, abrangendo modalidades como “saltos, lançamentos e outras disciplinas que se desenrolam em ambiente de pista”. No seu entender, as recentes obras realizadas no Estádio Municipal pela Câmara Municipal, onde vão decorrer todos os treinos, representam “uma tremenda mais valia para o atletismo em Coimbra”.

Para além destes factores positivos, a Direção do Olivais FC enaltece ainda as “sinergias e o feedback positivo obtido junto das entidades públicas, da Associação de Atletismo de Coimbra e da Federação Portuguesa de Atletismo”, posições que “foram determinantes para o arranque da modalidade” já nesta época desportiva que agora se inicia.

O Olivais destaca também o facto de a sede do clube e a pista de atletismo se situarem perto de vários centros escolares, um elemento que espera possa facilitar “o recrutamento de novos praticantes para a modalidade”.

Secção arrancou anteontem com 13 praticantes

A Secção de Atletismo do Olivais FC arrancou esta semana, com primeiro treino a realizar-se anteontem, na pista de atletismo do Estádio Municipal, depois de ter sido cancelado o de segunda, devido ao temporal.

Nesta fase inicial, os treinos destinam-se exclusivamente a atletas de formação, com idades entre os cinco e os 13 anos (escalões de minis, benjamins e infantis), que pretendam ter um primeiro contacto com esta modalidade ou diversificar a sua prática desportiva.

Para já, os treinos começaram com 13 jovens, masculinos e femininos, um “número bastante significativo” nesta fase inicial, como realça Márcio Oliveira, vice-presidente do Olivais que assume a presidência desta Secção, sendo responsável também pela implementação deste projeto e pelo treino das crianças e jovens.

Mário Oliveira explicou a “O Despertar” que, apesar de já fazer parte dos planos da Direção abrir o clube a outras modalidades, sem descurar o basquetebol, essa necessidade tornou-se agora ainda mais notória, uma vez que a pandemia levou à redução do número de atletas inscritos no clube. “O número de praticantes de basquetebol diminuiu e isso significa menos receitas. Precisamos de atrair mais atletas, mais pais, mais apoiantes e mais recursos, de forma a termos mais dinâmica e podermos implementar mais iniciativas”, realça.

Lembra os 86 anos de história do clube, bem como os muitos feitos desportivos que honram o seu percurso, um caminho que esta Direção quer continuar e consolidar, sendo importante, para tal, aumentar a vasta família olivanense.

A Direção do Olivais explica que quem quiser experimentar a modalidade pode fazê-lo “sem qualquer compromisso” durante três semanas, às segundas e quartas feiras, sempre às 18h30. Para tal, devem contactar o clube, através do email olivaisatletismo@gmail.com, manifestando essa vontade. Podem obter também informações mais detalhadas na página oficial do clube no facebook.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM