13 de Maio de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

OCC e Rotary unem-se para apoiar Associação das Cozinhas Económicas

25 de Outubro 2019

Ajudar a Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (ACERSI) a angariar fundos que lhe permitam renovar o seu equipamento e reunir bens alimentares que ajudem a instituição é o grande objetivo do evento solidário que se vai realizar, a 9 de novembro, no Pavilhão Centro de Portugal.

Promovido pela Orquestra Clássica do Centro (OCC), em colaboração com os três clubes rotários de Coimbra – Santa Clara, Olivais e Coimbra -, este evento inspira-se na Rainha Santa Isabel, tendo como mote “São Rosas Senhora”. Trata-se, como explicou Emília Martins, presidente da OCC, de uma conferência/jantar solidário aberto a toda a comunidade.

A completar 18 anos de existência, a OCC mostra, uma vez mais, a sua vertente solidária, ao mesmo tempo que evidencia o poder da música “para destruir muros e construir pontes”. Emília Martins sublinha que “é uma honra participar nesta iniciativa” que vai trazer para o debate Isabel de Aragão, uma figura que tanta importância tem para Coimbra.

O programa começa às 19h45 e, na conferência, tem como convidados Isolina Mesquita, que irá falar sobre o projeto “Um roseiral em Coimbra”; Helena Cabral de Carvalho, que apresentará o tema “Isabel – A caminhante do bem”; e “Francisco Pato de Macedo, que falará também sobre Isabel de Aragão, analisando a sua “personalidade histórica tão ligada às artes, à solidariedade e ao nosso património”.

Durante a apresentação do programa, que decorreu na segunda feira, no Pavilhão Centro de Portugal, a diretora da ACERSI, Ana Cristóvão, agradeceu “o carinho da cidade” para com esta instituição que tem como padroeira a Rainha Santa Isabel e que presta um importante apoio a quem vive em situação de carência económica. A instituição dispõe de um refeitório social onde serve cerca de 600 refeições por dia, um centro de dia e serviço de apoio domiciliário. Ana Cristóvão sublinha que este é “o único refeitório social destinado a pessoas mais carenciadas na cidade” e agradece toda a solidariedade, lembrando que todos os apoios são necessários e bem vindos, de forma a que possam continuar a assegurar aos utentes “uma resposta de qualidade, que os dignifique e ajude a traçar com eles projetos de vida”.

A presidente, Ana Maria Medeiros, congratulou-se com esta iniciativa que apoia uma instituição que “infelizmente muita gente não conhece”, apesar dos seus 86 anos de história. Sublinhou, também, que todos os fundos recolhidos são sempre muito importantes.

Em nome dos três clubes rotários da cidade, Isabel Geraldo (presidente do Rotary Santa Clara) explicou que as verbas angariadas neste evento vão reverter para a compra de um fogão industrial, que custa cerca de 5.000 euros, e lançou também o desafio a todos os participantes que, para além da comparticipação financeira do jantar (inscrição custa 30 euros), levem um ou dois bens alimentares, nomeadamente óleo, azeite e arroz.

Emília Martins acrescentou ainda que está disponível o IBAN da instituição para quem quiser fazer os seus donativos e que a OCC terá disponíveis no Pavilhão, durante o mês de novembro, rosas que simbolizam esta ação solidária e que podem ser adquiridas, revertendo o valor para a mesma causa.

Quem quiser inscrever-se ou obter mais informações sobre o evento deve contactar a OCC, através dos telefones 239 824 050, 916 994 160 ou 919 458 994 ou do e-mail occ@orquestraclassicadocentro.org.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM