23 de Agosto de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

“O Vigor da Mocidade” comemora hoje 89 anos

1 de Fevereiro 2019

O Grupo Recreativo “O Vigor da Mocidade”, coletividade de Fala, na União de Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, concelho de Coimbra, comemora hoje (1 de fevereiro) 89 anos, uma data que vai ser assinalada durante todo o mês de fevereiro.

A direção do clube, presidida por Mário Fernandes, pretende “envolver e aproximar toda a comunidade da coletividade” neste momento festivo, demonstrando o grande dinamismo que “O Vigor” tem, envolvendo atualmente “mais de 300 atletas federados nas várias modalidades”. De acordo com o presidente, só na patinagem conta com 105 atletas, aos quais se juntam 45 na ginástica, 25 na natação e 120 no futebol. A par com estas modalidades, promove também outras iniciativas culturais e recreativas esporádicas, dispõe de um ginásio e aulas de zumba e intervêm ainda noutras áreas, como campismo e caravanismo, entre outras.

“O clube tem vindo sempre a crescer de forma significativa, não só em termos de atletas, sendo o clube eclético que é, mas também em infraestruturas que foram sendo criadas, sempre com o intuito de podermos dar mais qualidade aos nossos atletas e à prática desportiva”, sublinha Mário Fernandes, recordando o percurso honroso do clube, que conta com “grandes conquistas” desportivas, evidentes nos troféus e títulos que foi somando ao longo destes quase 90 anos.

Há 25 anos na presidência, Mário Fernandes enaltece a dedicação de todos os membros que têm passado pela direção d’ “O Vigor”, muitos deles com tantos anos de “casa” como ele. “Esta é uma coletividade que dá muito dinamismo a toda a margem esquerda do Mondego. É um motivo de grande orgulho para todos os que por aqui passaram chegar a esta bela idade”, realça, aproveitando também estas celebrações para alertar para a necessidade de substituir o atual piso sintético por um novo. “Essa é a nossa prioridade. As condições desportivas já são muito fracas, o sintético está deplorável. O nosso desejo é que fosse substituído o mais rapidamente possível. Estamos à espera que a Câmara, num futuro próximo, nos coloque o novo piso”, explica.

Para já, o momento é de “grande festa”. Fevereiro vai ser um mês de muita atividade. O programa abre hoje com o cantar dos parabéns e corte do bolo, às 20h00, no pavilhão do Complexo Desportivo. Amanhã abre com uma arruada pelas ruas da localidade, a partir das 10h00, e à noite realiza-se o jantar de aniversário, que conta com animação musical. Segue-se, no dia 9, às 17h30, no pavilhão, o Festival da Secção de Patinagem Artística; no dia 16 o destaque vai para o desporto, com dois jogos entre solteiros e casados (um de equipas femininas, às 15h30, e outro de equipas masculinas, às 17h30). O programa continua à noite com um jantar convívio. As celebrações vão encerrar com uma noite de fado, marcada para dia 23, às 21h30, na sede cultural do clube.

Recorde-se que “O Vigor da Mocidade” nasceu a 1 de fevereiro de 1930, no lugar de Fala, tendo sido fundado por um grupo de jovens. Dizem os sócios mais antigos que a sobra de uns dinheiros da festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios motivou esta ideia. A formação da coletividade terá sido impulsionada pelo despique com uma outra associação de seu nome Ateneu de Fala, que seria constituída por indivíduos casados. Este grupo de jovens, querendo demonstrar a sua força, terão então formado este clube, pretendendo provar a energia, a pujança e a valentia própria dos jovens, daí o nome que resolveram dar à coletividade. Sete meses depois da ideia, foram registados os estatutos no Governo Civil de Coimbra. O clube mantém-se até hoje, cada vez com maior dinamismo e atividade.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM