25 de Junho de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

JOÃO PINHO

O 1.º encontro “Amigos da Bola”

12 de Abril 2019

No passado Sábado, dia 6 de abril, decorreu, em Souselas, o primeiro encontro de “Amigos da Bola”. Uma iniciativa que contou com a presença de uma centena de antigos jogadores, treinadores e dirigentes, de diferentes gerações e vindos de várias zonas do país, mas todos com ligações ao mundo do futebol, designadamente, a antigas instituições desportivas souselenses com pergaminhos na dinamização da prática da modalidade: Associação Desportiva de Souselas, Centro de Recreio Popular de Souselas e Casa do Povo de Souselas.

Após concentração dos elementos inscritos no Recinto de Festas de Souselas seguiu-se o almoço convívio no salão do restaurante Tonito dos Leitões, onde decorreu, paralelamente, uma exposição fotográfica e documental de alto valor histórico para a memória e identidade da comunidade souselense e que urge preservar!

Pela comissão organizadora usaram da palavra Filipe Quinteiro e Constantino Pinho, explicitando os objetivos e programa do encontro, solicitando um minuto de silêncio em homenagem àqueles que já não estão entre nós e, por fim, designando a comissão encarregue de organizar o evento no próximo ano.

De realçar a presença no almoço de dois históricos do Centro de Recreio Popular de Souselas: António Torres Pardal e Lambertini de Oliveira Rocha, respetivamente, guarda redes e dirigente, nos idos anos 50/60.

É, a meu ver, uma iniciativa de saudar e estimular, numa altura em que a história do futebol distrital está por contar, diria mesmo quase por completo esquecida, naquilo que significou em termos de prática desportiva, mobilização social e económica, união popular e bairrismo.

Aguarda-se, com expectativa, a realização do 2.º encontro dos “Amigos da Bola”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM