16 de Setembro de 2021 | Coimbra
PUBLICIDADE

Novo Reitor quer maior proximidade entre a UC e a cidade

8 de Março 2019

O novo Reitor da Universidade de Coimbra (UC) quer uma maior união em Coimbra, que favoreça a cidade e a região. Durante a tomada de posse, que decorreu na sexta feira, na Sala dos Capelos, Amílcar Falcão apelou à união de sinergias e, tal como tinha feito já durante a campanha eleitoral, realçou a necessidade de existir uma maior aproximação entre a UC, Câmara e Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

“Farei tudo o que estiver ao meu alcance para que [estas três entidades] se unam em torno de projetos comuns de interesse local, regional, nacional e internacional”, disse, entendendo que, com essa “sintonia” entre as instituições da cidade, Coimbra “terá condições e hipóteses para voltar a ser absolutamente decisiva nas mais relevantes matérias nacionais”.

Durante a cerimónia, Amílcar Falcão reafirmou que o ensino, a investigação e inovação são os três pilares fundamentais da sua ação, assumindo que os objetivos passam também pela internacionalização. “Dar voz aos estudantes audazes e respeitar os sábios aposentados” está também nas prioridades do novo Reitor que, como afirmou, pretende ainda estar “incondicionalmente” ao lado da Associação Académica de Coimbra (AAC) na “procura das melhores soluções para os problemas presentes e futuros no ensino superior, acarinhando, apoiando e envolvendo [os estudantes] permanentemente para que a academia fale a uma só voz”.

Amílcar Falcão aproveitou ainda esta sessão para alertar para a necessidade de “pensar no posicionamento e na oferta formativa”, considerando que há hoje “um modelo de competição excessiva e desregulada” entre as instituições de ensino superior. Entende, por isso, que importa “refletir como podemos transitar de um modelo de competição excessiva e desregulada entre instituições e começar, em conjunto, a partilhar recursos e sinergias que permitam potenciar o impacto no tecido social e económico nas diferentes regiões do país”.

O novo Reitor congratulou-se com a medida do Governo para aumentar a oferta de residências universitárias no país, que, no caso de Coimbra, vai significar mais 450 camas, mas considerou que a UC pode ainda ir mais longe, anunciando que serão encetados esforços para “incluir um maior número de imóveis na rede de ação social escolar”.

Depois da tomada de posse do novo Reitor, foi empossada também a restante equipa reitoral, constituída pelos vice-reitores Luís Simões da Silva (Inovação e Empreendedorismo), Luís Neves (Finanças e Recursos Humanos), Delfim Leão (Cultura e Ciência Aberta), Cláudia Cavadas (Investigação e 3.º Ciclo), Alfredo Dias (Património, Edificado e Infraestruturas), Cristina Albuquerque (Assuntos Académicos e Serviços de Ação Social), António Figueiredo (Qualidade e Desporto) e João Calvão da Silva (Relações Externas e Alumni).

A equipa conta ainda com os pró-reitores José Figueiredo (Saúde Global, Cooperação em Saúde e Bioética) e Patrícia Pereira da Silva (Planeamento).


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM