A Direção do Lordemão Futebol Clube arrancou este ano com uma equipa no escalão de traquinas que estão a disputar a liga distrital de futsal. Trata-se de um nível de formação, onde se transmitem às crianças de 8/9 anitos os fundamentos da modalidade, em particular, e do desporto em geral.
A estreia aconteceu em casa, no passado dia 06, contra as equipas do Granja do Ulmeiro e Vila Verde após um mês de treinos com o treinador Mário Lima e supervisão do coordenador Hugo Gouveia. Composta por sete meninos e duas meninas, a equipa fomentou espírito de grupo e camaradagem, e fez o que pôde contra equipas bem mais adiantadas na preparação e competição. Perdeu os jogos, justamente, mas ganhou-se a ela própria como identidade de equipa.
Este fim de semana, em S. Martinho da Cortiça, veio a primeira vitória, justo prémio para o empenho da miudagem e entusiasmo dos pais, num escalão de competição onde o amadorismo e carolice ditam leis em termos de organização: transporte, alimentação, equipamentos, entre outros aspetos.
É importante que esta atividade agora iniciada tenha continuidade e mereça da Direção do Lordemão FC uma atenção especial, bem como das instituições com responsabilidade social, desportiva e cultural da União de Freguesias de Eiras e S. Paulo de Frades.
Eu vi os pavilhões a encherem-se de familiares e amigos, convivendo, apoiando e estimulando, os olhares de emoção de pais e crianças, os rostos felizes dos petizes nas fotos, as comparações inocentes aos ídolos como Casillas ou Ronaldo – quem sabe… o sonho comanda a vida!
O direito ao desporto está consagrado na Constituição da República Portuguesa. O direito à felicidade das crianças é uma Obra Solidária inacabada e imperfeita que deve nortear o espírito e a ação humana.
Como um dia disse Bissaya-Barreto: façamos felizes as crianças da nossa terra. Os traquinas de Lordemão, à semelhança de tantos outros traquinas por essa região, merecem esse esforço e dedicação!