O Município de Vila Nova de Poiares lançou o ciclo Noites de Verão, que visa aproximar a cultura da população e procura recuperar a tradição dos “serões nos largos da capela”.
Promovido em parceria com as quatro juntas de freguesia do concelho e a Companhia de Teatro Experimental de Poiares (CTEP), este programa inclui sessões de cinema, teatro e poesia, tendo como objetivo levar a cultura aos “quatro cantos” do concelho, privilegiando as áreas mais afastadas do centro. As atividades decorrem sempre ao fim de semana, a partir das 21h00, ao ar livre, nos diversos largos de capela. Desta forma, os promotores pretendem, como explica a autarquia, revisitar “as tradições antigas dos territórios mais rurais, em que as pessoas se juntavam ao serão na rua para conviverem e confraternizarem”.
As atividades são direcionadas para um público mais sénior, que tem mais dificuldades de se deslocar ao centro do concelho, onde habitualmente decorrem as atividades culturais. “A aposta foi levar a cultura até às pessoas, promovendo exclusivamente autores portugueses, nas diferentes artes, eliminando desta forma também qualquer barreira ou dificuldade de perceção dos conteúdos”, realça o Município.
Esta iniciativa integra-se na aposta que a Câmara tem feito no sentido de dinamizar e reforçar da política cultural e que tem resultado num crescimento exponencial de iniciativas e atividades, que são organizadas praticamente todos os fins de semanas, demonstrando a vitalidade do associativismo concelhio. “É o reflexo de que Poiares está a mexer, e isso é bem visível nas inúmeras atividades que são organizadas, especialmente ao fim de semana, gerando movimentação de pessoas, não só do concelho, como de outros concelhos vizinhos e criando atratividade também turística”, realça o presidente, João Miguel Henriques.
O ciclo Noites de Verão decorre até ao final de setembro, sempre ao fim de semana, nos diversos largos de capela existentes por todo o concelho.