18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Noite de gala celebra o Fado e a Canção de Coimbra

11 de Novembro 2022

O grande auditório do Convento São Francisco, em Coimbra, prepara-se para receber, este sábado, pelas 21h30, a VI edição da Grande Noite do Fado e da Canção de Coimbra.

Organizada pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra (UC), o espetáculo assume-se como “uma viagem pela história do fado e da canção de Coimbra” que segundo o presidente da Direção do Coro, Paulo Oliveira,  está “já consolidada no panorama cultural da região”. Em palco estarão mais de quatro dezenas de músicos e cantores das diversas gerações aos quais se junta o Coro de Antigos Orfeonistas da UC. O evento pretende ser intergeracional e vai contar com temas presentes no álbum editado pelo coro intitulado “100 anos de Fado de Coimbra”, que este ano celebra o seu 10.º aniversário.

“Acreditamos que vai ser um grande espetáculo, que irá trazer ao Convento São Francisco uma moldura humana que Coimbra e a sua região já nos habituou com aquelas pessoas que realmente gostam da música, da canção e do fado de Coimbra”, adiantou Paulo Oliveira, durante a apresentação do evento que decorreu na terça-feira, na sede dos Antigos Orfeonistas.

Paulo Pires, diretor do Departamento de Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra e programação cultural do Convento São Francisco, revelou que a autarquia pretende apoiar na reedição do CD “100 anos do fado de Coimbra” mostrando assim a importância cultural que o disco acarreta. Paulo Pires anunciou ainda que a autarquia “está a estudar novos tipos de apoios” para entidades que promovam a cultura.

Santos Cabral e Manuel Rebanda, ex-responsáveis pelo Coro de Antigos Orfeonistas e membros ativos na realização do evento, destacaram a importância que a Grande Noite do Fado tem para Coimbra e também dos executantes que irão marcar presença no grande auditório do Convento São Francisco.

Os bilhetes para a Grande Noite do Fado de Coimbra custam oito euros e 10 euros.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM