31 de Maio de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Neurociências e Biologia Celular da UC promove programa de biotecnologia

4 de Novembro 2022

O Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), em parceria com o Instituto do Ambiente, Tecnologia e Vida (IATV) e o Biocant Park, vai promover o programa BIOSTART. Este projeto visa capacitar empreendedores na área da biotecnologia, nos domínios de saúde, indústria, mar e agroalimentar. A formação vai acontecer entre 8 de novembro e 6 de dezembro em formato híbrido, com sessões online e presenciais, que vão decorrer no Auditório do Student Hub (situado no edifício da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, no Pólo I).

O foco do programa formativo vai centrar-se em quatro áreas da biotecnologia: saúde, indústria, mar e agroalimentar. O objetivo central passa por proporcionar as competências necessárias a potenciais empreendedores, para que sejam capazes de enfrentar os desafios associados à criação de start-ups, tais como a criação de modelos de negócio, liderança, empreendedorismo no feminino, pitch e MVP – minimum viable product (em português “produto viável mínimo”).

Catarina Cunha Santos, coordenadora do consórcio do projeto BiotechSTARS, explica que “o bio-empreendedorismo é um sector em constante desenvolvimento, com elevado potencial de negócio que merece atenção e destaque, apresentando a região Centro do nosso país características únicas para o seu sucesso.” O programa BIOSTART “apresenta uma oportunidade para o desenvolvimento de competências e valências teóricas empreendedoras através de iniciativas de blended learning, estruturadas por diversas sessões online e presenciais de coaching dedicado, de modo que alunos, investigadores, jovens e outros aspirantes a empreendedores se sintam capacitados em bioemprendendorismo”, acrescenta a coordenadora.

Além desta ação formativa, o projeto, que decorre até Junho de 2023, vai promover outras ações, nomeadamente: a iniciativa IGNITE, para promover a descoberta de ideias inovadoras com potencial empreendedor; o programa BIOBOOST, iniciativa para aproximar participantes e mentores da área do bioempreendedorismo, com vista ao desenvolvimento de novas iniciativas empresariais; a Academia BiotechSTARS, para estimular o bioempreendedorismo junto do público escolar; e a actividade BIOaCOMM, que visa sensibilizar a sociedade para a importância do bioempreendedorismo como veículo de resposta a muitos dos desafios económicos e sociais contemporâneos.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM