18 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Natal encanta miúdos e graúdos com iniciativas recheadas de magia

9 de Dezembro 2022

Em Coimbra já se respira Natal. Desde a iluminação à decoração a um programa para toda a família. É a verdadeira magia do Natal no centro da cidade. Falemos, por exemplo, do Mercado de Natal, na Praça do Comércio que teve início ontem (8) e se prolonga até 23 de dezembro. De segunda a sexta-feira, entre as 12h00 e as 20h00, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 22h00, pode desfrutar de um conjunto de atividades lúdicas dinamizadas pela União das Freguesias de Coimbra, com o apoio da Câmara de Coimbra. Desde muita música natalícia e a Casa do Pai Natal às mais de quatro dezenas de artesãos, passando pelo atelier para as crianças brincarem enquanto os pais passeiam e, quem sabe, fazem algumas compras de Natal. Com a iniciativa vem a grande surpresa que vai encantar miúdos e graúdos. “Vamos ter um espaço em que vamos fazer cair neve”, revelou o presidente da UF de Coimbra, João Francisco Campos, com a expetativa de que esta primeira edição traga muita gente à Baixa de Coimbra, pois “vamos ter muita luz, magia e até uma árvore com cerca de cinco metros, entre muitas surpresas”.

Em Cernache também vai ter lugar este fim de semana (10 e 11) o primeiro Mercadinho de Natal. Uma iniciativa promovida pela Junta e que vai decorrer no Pavilhão Multiusos. Este evento integra uma vertente gastronómica e uma Feira de Artesanato, onde se podem adquirir prendas para oferecer no Natal. A programação contempla ainda muita animação com pequenos espetáculos de natureza artística. O Mercadinho vai funcionar amanhã (10), das 15h00 às 02h00, e no domingo (11), das 12h00 às 22h00. No último dia, pelas 15h00, será também apre­sentado, no Museu Moinho das Lapas, o livro “O amor cura…um pedaço de mim…”, de Carla Andrade, uma contabilista certificada que nasceu em Casal do Redi­nho, de Alfarelos (Soure).

Além deste, muitos outros estão espalhados pela região. No concelho da Lousã, por exemplo, este fim de semana também vai decorrer o Mercado de Natal e o Aqui Há Natal, organizados pela autarquia e pela Associação Empresarial Serra da Lousã. A iniciativa vai decorrer no Parque Municipal de Exposições e pretende proporcionar um fim de semana cheio de animação.

No total, são mais de 70 expositores de uma Mostra de Artesanato e com uma oferta gastronómica variada. O Aqui Há Natal, que também terá momentos pontuais no Parque Municipal de Exposições, decorrerá na Praça Sá Carneiro e conta com a casa e trono do Pai Natal, passeios de trenó e várias animações de rua.

Indo até Cantanhede os visitantes são confrontados com toda uma magia natalícia e um programa diversificado, que inclui exposições, teatro, jogos e ateliês criativos. Além da sonorização de rua e iluminação alusiva ao Natal, a Praça Marquês de Marialva vai ser palco de diversas atividades. No sábado, pelas 16h00, vai realizar-se uma “parada de Natal com grupos de dança e quadros alegóricos, um desfile centrado na figura do Pai Natal, que a partir dessa data estará presente todos os dias até dia 23, além de muitas animações previstas até janeiro.

Os amantes desta época podem também passar por Pampilhosa da Serra, onde o espírito natalício não faltará com a realização do Natal Serrano, onde se vai surpreender, pois aqui não há o homem das barbas brancas. A aposta é na recriação do Natal genuinamente serrano, em que não existe a figura do Pai Natal, com a família à volta da lareira, o presépio, as filhós e o sapato na lareira. Esta sexta edição começou na quarta-feira (7) e decorre até domingo (11), no Mercado Municipal, voltando a realizar-se entre 16 e 18 de dezembro, num ambiente em que também convivem artesãos, produtos endógenos e gastronómicos. Diariamente a música popular tradicional marca presença com a participação de nomes como Augusto Canário, David Antunes e Jéssica Cipriano, além do Grupo dos Antigos Orfeonistas de Coimbra.

Quem tiver oportunidade pode aproveitar ainda para desfrutar de um cenário totalmente natalício, no Castelo Mágico de Montemor-o-Velho que, este ano, decorre dentro e fora de muralhas, com um conjunto de atividades de Natal para todas as idades.

Já Góis apresenta um conjunto de iniciativas alusivas ao Natal até 8 de janeiro. Uma programação que, de acordo com a autarquia, convidam os visitantes à vivência do espírito da época, como animação do centro histórico da vila, promoção e comercialização de artesanato e dinamização do comércio tradicional.

O Pai Natal vai também espalhar amor em Marinha das Ondas este domingo (11), prometendo levar no saquinho muita alegria e animação aquelas ruas. O homem de barbas brancas chega de manhã ao Lugar da Praia da Leirosa e vai percorrer as ruas do Sampaio e Matos até à sua chegada a Marinha das Ondas, onde está a decorrer o Mercado de Natal. Esta é uma iniciativa da Cáritas de Coimbra, no âmbito do projeto Sem Diferenças E8G, em colaboração com o comércio local da freguesia de Marinha das Ondas.

Quem quiser pode ainda entrar numa “viagem” natalícia em Penela, com o presépio que reúne mais de 200 figuras animadas na Praça da República (centro da vila) até 8 de janeiro. Esta iniciativa engloba também uma exposição descentralizada de presépios, em cooperação com as Juntas de Freguesia, entre os quais o presépio tradicional do Espinhal e o novo da Cumeeira.

Sem dúvida que, este fim de semana, não faltam motivos para desfrutar de um passeio em família envolvido no espírito da época: o Natal.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM