A Celium é uma Instituição Particular de Solidariedade Social radicada em Ceira. Os primeiros passos para a sua criação remontam a janeiro de 1994 quando um grupo de ceirenses se constitui com o objetivo de construir um Centro de Dia. A sua formalização foi feita por escritura pública de abril de 95 e em 12 de dezembro dezembro de 1996 a Junta de Freguesia de Ceira cedeu os terrenos destinados à instalação dos serviços projetados. Em setembro de 1997 foi lançada a primeira pedra para a construção cujos trabalhos se prolongaram até junho de 2000 quando iniciou a sua atividade o Centro de Dia e apoio domiciliário com inauguração oficial em 20 de novembro do mesmo ano com a presença do então ministro da Segurança Social, Dr. Ferro Rodrigues.
A Creche iniciou a sua atividade em setembro de 2010 e desde então a atividade da instituição pautou-se pelo clima de desenvolvimento contínuo em todas as suas componentes de ação social.
Duma maneira positiva é reconhecida por todos como uma instituição de considerável mérito.
Nunca perdendo o sentido do objetivo principal que esteve na base da sua criação foi possível, no ano de 2017, fazer a aquisição do terreno que permitiu iniciar o processo para a construção do tão desejado Centro de Dia “Residência Sénior Celium”.
Processo moroso mas que está em vias de concretização com a edificação de uma obra tão desejada como necessária. A primeira pedra foi colocada em 20 de novembro com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Manuel Silva, e nesse mesmo dia foi descerrada, como ato de inteira justiça, o monumento em honra dos fundadores da Celium.
Ceira, esta freguesia do concelho de Coimbra que tanto anseia pelo progresso que merece, vê, deste modo, o início da concretização de um desejo tão antigo.
Uma palavra de louvor para todos aqueles, e que são muitos, que ao longo dos anos com verdadeiro espírito de sacrifício e solidariedade têm dedicado muitas e muitas horas do seu dia a dia em prol duma causa de tanta valia para melhorar qualidade de vida da sua população.