23 de Abril de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

JOÃO BAPTISTA

Nas margens do Ceira

14 de Maio 2021

Este centenário jornal, dando continuidade aos princípios que sempre seguiu, assume-se desde há algum tempo como jornal das freguesias e comunidades. E as freguesias bem precisam de encontrar espaço público para se fazerem ouvir.

No início deste século tive o privilégio de fazer parte da Junta de Freguesia de Ceira. Dessa época guardo a recordação das dificuldades que os autarcas locais sentiam na defesa dos interesses da população que representam, que, pelo que sei, continuam, se não mesmo se avolumam.

Quanto a Ceira são noticiados melhoramentos que passo a referir:

1. O alargamento do cemitério local . Oxalá que tal seja um facto e que não se afirme tratar-se de um “cemitério paroquial” havendo sempre o recurso para o municipal…

2. Fala-se na requalificação da zona central de Ceira com a criação de uma alameda ligando a sede da Junta e serviços de Saúde à igreja paroquial. É uma promessa por cumprir há muito tempo, mais propriamente desde quando Ceira sentiu uma onda de progresso com a resolução dos seus problemas mais prementes (trânsito, serviços autárquicos, de saúde e postais).

3. Anuncia-se igualmente a criação de um parque infantil. Será desta? Há já alguns anos eu tinha a informação de um responsável que a freguesia de Ceira era a única, entre as demais do concelho de Coimbra, a não dispor de tal espaço para as suas crianças…

Não quero alongar-me. As reticências evitam-me mais palavras. De dúvida como é evidente. Mas em época de eleições fala-se muito em projetos, anuncia-se a efetivação de obras que depois não passam de promessas.

É elucidativa a entrevista concedida a este jornal, recentemente, pelo Presidente da UF de Santa Clara e Castelo Viegas, a este respeito.

Dois outros factos me permito abordar.

A homenagem que o Olivais Futebol Clube presta ao David da Rocha Neves pelos seus 97 anos de idade. Grande e velho amigo David. Grande olivanense, a quem o clube tanto deve. Grande amigo da minha juventude que recordo com tanta saudade. Belos e inesquecíveis momentos vividos em comum. A vida afastou-nos fisicamente. Mas a amizade prevalece, tenho a certeza, como há 70 anos. Um abraço, David.

Um palavra ainda para o Dr. Manuel Bontempo que sei passa por horas difíceis. Velho Amigo. Força. Coragem. Deixo aqui a expressão do meu respeito e admiração por um homem de maiúscula.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM