13 de Julho de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Museu da Água de Coimbra já reabriu ao público

28 de Maio 2020

O Museu da Água de Coimbra, situado no Parque Dr. Manuel Braga, já está novamente de portas abertas ao público. Depois do enceramento em março, ao abrigo do plano de contingência motivado pela Covid-19, este equipamento cultural da empresa municipal Águas de Coimbra pode ser novamente visitado, de terça feira a domingo, das 14h00 às 18h00, horário que se manterá nesta fase de desconfinamento.

O Museu reabriu portas a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, e o público é convidado a visitar a exposição que aí se encontra patente, “Água e Criaturas Marinhas”, sendo que, dentro desta “nova normalidade”, têm que ser asseguradas todas as condições de segurança recomendadas pela Direção Geral de Saúde.

Organizada pelos alunos da licenciatura de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra, esta exposição/instalação já esteve em exibição no final de fevereiro e inícios de março, tendo sido visitada por várias escolas do concelho. Patente até 31 de maio, apresenta um conjunto de maquetes produzidas pelos alunos, que representam uma série de espécies marinhas, transmitindo uma importante mensagem sobre a necessidade de proteger os rios e oceanos e sobre a forma como a poluição ameaça a sobrevivência destas espécies.

A par com esta exposição esteve patente outra – “Saberes e vivências do Mondego” -, que encerrou no domingo. Realizada pelos alunos da Profitecla, no âmbito do projeto interdisciplinar “(Re)Construir Saberes”, deu a conhecer aspetos ambientais do Mondego (fauna e flora) realçando, também, a componente humana, apresentando profissões que, outrora, tiveram ligação direta ao rio.

Em junho, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente que se comemora no dia 5, o Museu vai inaugurar “Sem Chão”, uma exposição de pintura da autoria de Xana Abreu (também conhecida por Xana Toc Toc). Inicialmente prevista para 22 de março, Dia Mundial da Água, esta exposição deverá chegar agora ao Museu da Água em breve, em data ainda a confirmar.

Sempre a desafiar quem está por casa…

Apesar de ter estado encerrado nestes tempos de crise sanitária, o Museu continuou sempre a comunicar com o público infantojuvenil, aproveitando o alcance das redes sociais. No dia 19 de março, a Águas de Coimbra e o Museu publicaram nas suas páginas de facebook o primeiro “desafio da água”, uma experiência para fazer em casa, envolvendo a família, que permitiu aos mais novos perceberem melhor como funciona o ciclo da água. A partir de então, tem sido publicado um desafio por semana, sempre com a missão de divertir e, simultaneamente, ensinar mais sobre este recurso tão valioso e escasso que é a água.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM