O Município de Vila Nova de Poiares vai aderir ao movimento solidário WeSew – Costuramos para proteger e, para tal, está à procura de voluntários que queiram costurar e confecionar, a partir de casa, material de proteção individual, como máscaras e cogulas.
Os ‘kits’ de moldes e materiais serão fornecidos pelo Município e os voluntários que tenham máquinas de costura em casa poderão assim associar-se a este movimento e contribuir no esforço de produção de materiais de proteção individual, de forma a poder fornecer as entidades locais, nomeadamente Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
A autarquia realça que está a “desenvolver esforços, em articulação com entidades provadas, para o fabrico de moldes de corte e matérias-primas, para distribuição de kits aos voluntários”.
As pessoas que se queiram associar a esta iniciativa solidária podem obter mais informação diretamente através da página do projeto WeSew, em https://www.facebook.com/wesewportugal/. As inscrições decorrem na bolsa de voluntariado já existente no Município, através do endereço blv@cm-vilanovadepoiares.pt.
O movimento We Sew nasceu em Penela e estendeu-se já aos municípios da Lousã e Vila Nova de Poiares. Associadas ao movimento estão também a Ihcare – Innovation Hospital Care, a Penelarte e o Fablab. Neste momento, o objetivo da We Sew é conseguir chegar a mais municípios e empresas do setor privado para que se possam associar e, desta forma, dar resposta às necessidades locais de cada concelho.
O projeto tem como objetivo a produção de equipamentos de proteção individual, com apoio voluntário e totalmente gratuito, de forma a conceder às instituições de saúde e prestação de cuidados locais uma ferramenta essencial e que escasseia constantemente.