A Câmara Municipal de Cantanhede está a controlar a temperatura corporal a todos os trabalhadores, prestadores de serviços e visitantes dos seus edifícios administrativos, sendo esta mais uma medida de combate à Covid-19.
Com caráter obrigatório, esta medida abrange os edifícios dos Paços do Concelho, a Casa de Francisco Pinto, o Serviço Municipal da Proteção Civil, os Estaleiros Municipais e a Biblioteca Municipal. Visa reforçar, como explica a autarquia, “com maior rigor os cuidados de saúde pública nas instalações municipais, salvaguardando o bem-estar individual e as condições de trabalho a quem, nesta fase, necessita de trabalhar, bem como evitar, desta forma, a propagação desta terrível pandemia”.
Esta avaliação é efetuada por vigilantes, sempre de forma segura, à entrada das referidas instalações, através de termómetros digitais de infravermelhos prevenindo desta forma qualquer contacto. Os vigilantes encontram-se devidamente munidos com viseiras de proteção individual, recorrendo também a uma regular higienização das mãos, de forma a efetuar a medição de temperatura corporal a todos quantos utilizam e frequentam estas infraestruturas municipais.
No sentido de salvaguardar os princípios de proteção de dados pessoais, o Município de Cantanhede adianta que não vai realizar quaisquer registos das medições de temperatura efetuadas. Caso sejam apuradas temperatura superiores a 37,5 graus, serão adotadas as recomendações indicadas pela Direção-Geral da Saúde.