17 de Abril de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Sansão Coelho

MULHERES NA TOPONÍMIA DE COIMBRA

10 de Março 2023

Há dias subscrevi, entre dezenas de outras assinaturas, uma solicitação ao Município de Coimbra e à Junta de Freguesia de Eiras, no sentido de ser dado o nome de uma rua da cidade a TERESA GRANADO, fundadora da Comunidade Juvenil de São Francisco de Assis, nesta cidade. Pessoalmente, preferia um grupo escultórico numa das rotundas da cidade com uma “mãe e algumas crianças e jovens pela mão”. Conhecida por Madre Teresa foi, de facto, uma MÃE para várias centenas de crianças e de jovens. Curiosamente, e porque se viveu, anteontem, o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, li que em Lisboa há quase duas mil ruas dedicadas a pessoas e apenas 207 estão com um nome de mulher. Há uma desigualdade grande de género na nossa sociedade, até na toponímia. Embora seja de realçar o esforço para um grau de igualdade nalguns setores, na maioria a diferença continua a ser enorme. Saúdo, na memória de Madre Teresa Granado, as Mulheres da nossa cidade. E adianto que desejo ver mais nomes de mulheres na toponímia coimbrã.

PRECISAMOS DE BAIXA DE “PREÇOS”

É arrepiante observar a subida nos preços de vários produtos e serviços e em concreto em produtos alimentares. Provavelmente muitas destas subidas não se justificam. Nos média há reportagens frequentes relatando aumentos de preços. Seria mais importante e pedagógico darem exemplos de PREÇOS QUE NÃO SOBEM. Também podiam sensibilizar para a necessidade de os preços não subirem e, já agora, sugerirem, inclusive, a BAIXA DE PREÇOS. Essa é que é a MATÉRIA PARA NOTÍCIA: DAR CONTA DA BAIXA DE PREÇOS ou divulgar locais onde os PREÇOS NÃO SOBEM. Os portugueses deviam tomar medidas, apelos e comportamentos para lutarem por uma ESTABILIZAÇÃO IMEDIATA OU ATÉ PARA UMA BAIXA DE PREÇOS. Há quem admita estarmos perante uma onda de oportunismo. A guerra não pode justificar tudo. É PRECISO BOM SENSO e…FISCALIZAÇÃO. E cada um de nós tem de desempenhar o seu papel não alimentando a espiral inflacionista que parece estar já a indiciar sinais de abrandamento. A cada um o seu papel para combater a inflação: ESTEJA ATENTO, CARO LEITOR.

MAIS APOIOS A QUEM TEM EMPRÉSTIMOS PARA A HABITAÇÃO

A maldita guerra. A subida dos juros. A inflação. Tudo incomoda e perturba. Neste momento VIVEM-SE SITUAÇÕES DRAMÁTICAS COM O AUMENTO DOS JUROS NOS EMPRÉSTIMOS À HABITAÇÃO. Para além de medidas do Governo já anunciadas, são necessárias mais. Muitas mais. Eficazes. E rápidas, para evitar dramas.

RÁDIO UNIVERSIDADE NAS CAMISOLAS DA BRIOSA

No último fim de semana a Académica/OAF jogou frente ao Oliveira do Hospital para a Liga 3. Ao entrar em campo a BRIOSA teve uma “primeira vitória” por exibir, em agradecimento à RÁDIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA (RUC) e aos RELATOS que há anos faz, o logotipo da RUC nas suas camisolas. Gesto bonito. Depois, em campo, a BRIOSA obteve uma “segunda vitória”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM