29 de Março de 2024 | Coimbra
PUBLICIDADE

Mudar “a forma de olhar” é a missão do casal que entrega óculos pelo mundo

13 de Janeiro 2023

Foi ao fim de 71 países visitados que Vítor Martins e Ana Carvalho, de Vila Nova de Poiares, da empresa Maxivisão, abraçaram “Missões Solidárias”: entregar óculos graduados a quem mais precisa. Até hoje, foram quatro países, 90 óculos entregues e 90 pessoas que de outra forma não teriam hipótese de os adquirir.

 

O casal Vítor Martins, de 43 anos, e Ana Carvalho, de 40 anos, residentes em Vila Nova de Poiares são apaixonados pelo mundo das viagens, tendo já visitado 71 países. Estando no ramo da ótica há cerca de 25 anos, tendo duas lojas em Vila Nova de Poiares e São Pedro de Alva (Penacova), a Maxivisão, foi numa dessas aventuras que perceberam que podiam, com aquilo que sabem fazer, “mudar a forma de olhar” das pessoas, nomeadamente crianças e jovens.

“Em alguns países por onde passámos a saúde é quase inexistente e foi aí que surgiu esta ideia de entregar óculos graduados a quem mais necessita”, partilhou com “O Despertar” o empresário Vítor Martins.

Foi então que surgiu o projeto “Missões Solidárias”. A primeira viagem foi em setembro de 2019, rumo a São Tomé e Príncipe. “Entregámos 32 óculos nessa missão”, referiu, em tom de alegria.

Seguiram-se outros três destinos: Peru (março, 2020), Cabo Verde (março, 2021) e Macedónia do Norte (junho, 2022).  No total, Vítor e Ana percorreram quatro países, com 90 óculos entregues e 90 histórias que trazem na memória e que marcam esta aventura.

“Este ano, iremos para o Quénia”, desvendou.

Mas como chegam os óculos? O processo passa por “ter uma pessoa de confiança” no terreno, que leve as crianças, jovens e até adultos a fazer as consultas de oftalmologia e depois, com a fotografia da pessoa, as medidas da cara e a receita, a Maxivisão trata do resto. Para tal, contam também com instituições que ajudam na seleção das crianças e jovens.

“A escolha das armações, umas doadas pela comunidade e outras oferecidas pela empresa Jack Noble, para cada pessoa, as encomendas, a montagem das lentes, umas suportadas pela empresa de ótica e outras adquiridas pela Carl Zeiss, que apoia a missão, e a entrega em mãos a cada um são feitas por nós. Cada pessoa possui uma graduação própria, por isso os óculos usados com as lentes graduadas dificilmente servirão para outro”, explicou Vítor Martins.

Uma “missão” que só termina quando entregam os óculos. “Temos o cuidado de perceber como estão as pessoas e tentamos arranjar padrinhos para dar continuidade a futuras alterações visuais”, acrescentou, ao afirmar que quando entregam os óculos “é uma sensação de missão cumprida e confesso que muitas vezes chorei de alegria por saber que mudei e fiz a diferença na vida de uma pessoa”.

“Missões Solidárias” tem sido, assim, “uma caminhada incrível que esperamos que tenha muitos anos de continuidade”, concluiu Vítor Martins.

“Missões Solidárias”: uma viagem fotográfica

A paixão e alma de viajantes de Vítor Martins e Ana Carvalho, que fez surgir o projeto “Missões Solidárias”, resultou agora numa exposição que se encontra patente na Casa da Mutualidade da Previdência Portuguesa – Associação Mutualista, em Coimbra (que completou ontem, 11 de janeiro, 94 anos), no âmbito da comemoração do 16º aniversário da Maxivisão.  Trata-se do reflexo do trabalho solidário do casal que leva o público a percorrer, através do olhar, São Tomé, Peru, Cabo Verde e Macedónia do Norte com crianças, jovens e adultos. No fundo, comunidades locais que sentem, no seu dia a dia, o impacto deste projeto na melhoria da sua qualidade de vida.

Esta exposição integra uma “Caixa Solidária”, onde os visitantes podem doar armações novas ou usadas, em bom estado de conservação. Uma recolha que será usada nas próximas missões.

A mostra, composta por 32 fotografias, é de entrada livre e pode ser visitada até 27 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

 

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM