13 de Janeiro de 2025 | Coimbra
PUBLICIDADE

Monumento homenageia combatentes da Guerra do Ultramar

3 de Maio 2019

Montemor-o-Velho homenageou, no feriado do 25 de Abril, os combatentes da Grande Guerra do Ultramar com a inauguração de um monumento que evoca todos aqueles que, entre 1961-1974, deixaram as suas famílias para lutar em nome da pátria.

Promovida pela União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões (UFMVG), esta homenagem consistiu na inauguração de uma peça escultórica, da autoria de António Nogueira, no Largo Nossa Senhora do Desterro, em Montemor-o-Velho.

“Esta é uma homenagem muito simples que fazemos àqueles homens que deixaram os familiares e que foram combater para uma guerra injusta”, sublinhou António Pardal, presidente da UFMVG.

Ao recordar os combatentes da União de Freguesias que faleceram em combate, António Pardal, numa intervenção pautada pela emoção, explicou que este “é também um monumento que pretende demonstrar o nosso respeito e reconhecimento por todos os nossos ex-combatentes que foram obrigados a combater e que regressaram”.

No momento, o presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, ao saudar a iniciativa da UFMVG, lembrou que o monumento homenageia os ex-combatentes e que engloba muitos ex-combatentes que fizeram a Revolução de Abril.

Emílio Torrão, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, considerou que a homenagem agora prestada aos combatentes do Ultramar “é importante para memória futura, mas deve ser também um modo de enaltecer todos os militares que ajudaram a construir o Portugal de hoje e todos os homens e mulheres que, diariamente e nos diversos teatros de operações, contribuem para o reforço da justiça e da democracia”.


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM