16 de Setembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Montemor recebe hoje gala finalíssima das “7 Maravilhas de Portugal”

6 de Setembro 2019

Os grandes vencedores das “7 Maravilhas Doces de Portugal” vão ser revelados amanhã (7 e setembro), durante a gala finalíssima que decorre em Montemor-o-Velho. Este é um evento de salutar importância para este concelho, como sublinha o presidente da Câmara, Emílio Torrão, que apela também aos portugueses para que votem no pastel de Tentúgal, doce que representa não só Montemor-o-Velho mas também o distrito e a Comunidade Intermunicipal (CIM) de Coimbra neste concurso nacional.

O programa das “7 Maravilhas” vai começar a ser transmitido pela RTP, às 11h00, no Castelo, e a transmissão da grande finalíssima decorre, a partir das 22h00, no Largo da Feira, sendo aberta apenas a pessoas convidadas pela organização. Para Emílio Torrão é um “enorme orgulho” receber esta final, ainda mais estando a concurso um dos doces mais emblemáticos do concelho e da região.

“O pastel de Tentúgal é um doce muito especial, uma verdadeira obra de arte feita pelas mulheres de Tentúgal”, sublinha, considerando que a promoção e notoriedade deste pastel é uma “pedra basilar” para outras iniciativas que envolvem toda a região, como a Coimbra Região Europeia da Gastronomia 2021 e a própria candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

Emílio Torrão lembra que está na mão dos portugueses eleger o pastel de Tentúgal como uma das “7 Maravilhas de Portugal”, estando ainda a votação a decorrer (através do número 760 107 104).

Doçaria em destaque na Feira do Ano

O pastel de Tentúgal vai estar em destaque também na Feira do Ano, como tem sido, aliás, sempre habitual, partilhando aí o protagonismo com os outros famosos doces concelhios. Montemor-o-Velho é, de facto, uma região rica em doces, tratando-se, como reforça o presidente, “de um concelho doce”, com várias tentações, como as deliciosas queijadas de Pereira, as Pinhas de Montemor caramelizadas, o famoso arroz doce, entre outros.

Estas e outras doces tentações vão poder ser saboreadas na Mostra de Doçaria, que conta com a participação de seis expositores.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM