19 de Maio de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Montemor-o-Velho quer receber Mundial de Velocidade em 2023

14 de Março 2019

Portugal é candidato a receber, em 2023, o Campeonato do Mundo de Velocidade, juntamente com as cidades de Duisburgo (Alemanha), Plovdiv (Bulgária), Moscovo (Rússia) e Poznan (Polónia), devendo a proposta vencedora ser revelada amanhã ou sábado (15 e 16 de março), durante a reunião da Federação Internacional de Canoagem, que decorre nestes dois dias, na China.

A candidatura nacional é promovida pela Federação Portuguesa de Canoagem, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e do Governo. Em nota divulgada, a Federação realça que “o Mundial de 2023 assume contornos de elevada importância, uma vez que corresponderá à prova que ditará o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024”, daí a grande ambição de receber mais esta prova.

O Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho recebeu, em 2018, o Campeonato do Mundo de Velocidade, competição elogiada pelo elevado nível competitivo e organizativo, que deixou as entidades mundiais da canoagem muito satisfeitas.

Este ano, o Mundial de Velocidade está marcado para Szeged, na Hungria, e decorre de 21 e 25 de agosto. Trata-se de uma prova que vai ditar os apurados para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, lembrou que, “depois de 2019, esta é a prova mais importante”, já que “ditará o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris 2024”.

Depois da realização do Campeonato do Mundo de Velocidade, em Montemor-o-Velho, e do Mundial de Maratona, em Prado, a Federação considera que “fechou um ciclo”, estando agora “preparada para iniciar outro”.

“O objetivo é continuar, de forma regular, a realizar eventos desta dimensão”, anunciou o presidente, manifestando o desejo de promover a capacidade organizativa dos portugueses, mas também de “ter capacidade para fazer investimento nas infraestruturas”, dando como exemplo “a torre de chegada em Montemor-o-Velho”.

De realçar ainda que a Federação Portuguesa de Canoagem é, também, uma das candidatas a acolher, em 2022, em Montemor-o-Velho, o Campeonato da Europa de Velocidade de Juniores e de Sub-23. O presidente federativo lembrou que Portugal vai receber, em 2021, o Mundial de Juniores e de Sub-23, em Montemor-o-Velho, bem como, em 2022, em Ponte de Lima, o Campeonato do Mundo de Maratona.

Emílio Torrão, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, sublinha que a autarquia está “ao lado” da Federação e considera que “esta candidatura e a possibilidade de vir a receber, mais uma vez, um Campeonato do Mundo mais não é do que o reconhecimento da qualidade da organização portuguesa e do espaço excelente que temos em Montemor”.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM