Miranda do Corvo foi um dos sete municípios portugueses a ser distinguido com o Selo Europeu de Excelência em Boa Governação, uma distinção atribuída pelo Centro de Peritos para a Boa Governação do Conselho da Europa em colaboração com a Federação Europeia dos Dirigentes da Administração Local (UDITE) e a Associação dos Trabalhadores da Administração Local (ATAM).
Entregue ao presidente da Câmara, Miguel Baptista, esta distinção tem como objetivo mobilizar e estimular a ação dos municípios de forma a que os cidadãos possam beneficiar de uma boa governação democrática. Esse benefício resulta na melhoria contínua da qualidade dos serviços públicos, envolvimento da população e políticas que atendam as suas legítimas expectativas.
Para tal, os responsáveis do projeto realizam questionários para avaliar os pontos fortes e fracos da sua prestação de serviços públicos à comunidade local e do seu exercício, enquanto entidade pública. Ao todo, são 12 os princípios da Boa Governação Democrática através dos quais é possível melhorar a sua governação – participação do cidadão; capacidade de resposta; eficiência e eficácia; abertura e transparência; estado de Direito; conduta ética; competência e capacidade; inovação e abertura à mudança; sustentabilidade e orientação a longo prazo; gestão financeira sólida; direitos humanos, diversidade cultural e coesão social; e responsabilidade.