17 de Novembro de 2019 | Coimbra
PUBLICIDADE

Miranda do Corvo: Fundação ADFP celebra 32 anos

8 de Novembro 2019

A Fundação ADFP comemorou, anteontem, 6 de novembro, 32 anos  de existência, data que foi assinalada com um programa amplo que acentua a atividade que a instituição de Miranda do Corvo desenvolve tanto na área social como da saúde.

Aproveitando o dia de aniversário, a Fundação inaugurou a ampliação da Residência Cristo Redentor, que passa a ter agora capacidade para receber 71 utentes, mais 16 do que os que acolhia até agora.

O programa comemorativo integrou também uma visita ao Complexo Social Polivalente do Senhor da Serra, na Freguesia de Semide, onde a Fundação possui duas outras estruturas vocacionadas para Cuidados Continuados de Doença Mental – a Residência de Apoio Máximo, com capacidade para 24 doentes, e uma Unidade Sócio Ocupacional, para 30 pessoas com doença mental. De acordo com a instituição, estas estruturas estão “desde o dia 1 de outubro disponíveis para receber doentes” aguardando apenas pelas necessárias autorizações do ministério da Saúde. “A saúde mental tem sido ‘o parente pobre’ da política de saúde em Portugal havendo uma manifesta falta de respostas para favorecer a integração dos doentes na comunidade pelo que se espera que o novo Governo invista na criação de novas respostas”, realça a Fundação, presidida pelo médico Jaime Ramos.

As comemorações destes 32 anos vão continuar hoje, às 15h00, com uma visita ao Hospital Compaixão que continua encerrado aguardando, como esclarece a instituição, pelos “acordos de cooperação com o Serviço Nacional de Saúde”, tratando-se de “um excelente e moderno hospital, bem equipado, que não visa o lucro, procurando cooperar com o ministério da Saúde na redução das listas de espera nas consultas e cirurgias”.

A Fundação deseja que “as pessoas possam realizar no Hospital os meios complementares de diagnóstico, da radiologia convencional ao TAC e ecografia, exames de gastroenterologia, colonoscopias e endoscopias, cardiologia, pneumologia, otorrino e outras, sem perdas de tempo e deslocações evitáveis para Coimbra”.

O Hospital Compaixão, que representa um investimento na ordem dos sete milhões de euros, conta com 54 camas que estão disponíveis para integrar a rede de Cuidados Continuados com uma Unidade de Convalescença e Paliativos e dispõe de duas modernas salas para operações das diversas especialidades cirúrgicas.

As celebrações continuam, às 16h30, na sala de cinema de Miranda do Corvo, com a exibição do filme “Para além da memória”. No final haverá um debate sobre a doença mental, que conta com a presença de artistas, realizador e produtor do filme.

À noite, a partir das 20h00, decorre o jantar de aniversário no Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa, o mais recente investimento turístico da Fundação ADFP.

De referir que esta instituição é uma das maiores do país no que respeita ao número de trabalhadores, contanto atualmente com mais de 500 colaboradores e cerca de 480 residentes nas suas valências sociais, envolvendo cerca de 3.400 utilizadores regularmente.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM