16 de Fevereiro de 2026 | Coimbra
PUBLICIDADE

Miranda do Corvo: Feira da Árvore regressa hoje a Semide e Rio de Vide

13 de Outubro 2023

Fernanda Paçó

 

A Feira da Árvore está de volta a Semide e Rio de Vide, em Miranda do Corvo, com o arranque marcado para hoje (13), às 18h00, e a promessa de um fim de semana repleto de diversão.

Com uma programação que reúne palestras, passeios, espetáculos e diversos expositores, o certame prolonga-se até domingo (15).

A banda “Sede Bandida” é a primeira a subir ao palco do evento, com um concerto agendado para as 22h00 de hoje (a Feira abre as portas ao público pelas 18h00).

Amanhã (14) as “Jornadas Técnicas”, que decorrem a partir das 8h45, na Sala de Reuniões da União das Freguesias de Semide e Rio de Vide (UFSRV), dão início às atividades do dia.

Segundo o presidente da UFSRV, Luís Martins, as Jornadas vão reunir “um conjunto de oradores” para abordar as temáticas do “combate químico e biológico às pragas” e da “fertilização”, estando ainda reservado um momento para perguntas.

O colóquio, aberto “a toda a gente que queira comparecer”, não exige inscrição prévia, assinala o presidente, evidenciando o facto de que a atividade “não é exclusiva para os viveiristas”, e sim destinada a quem tenha interesse em saber mais sobre a área.

No final do dia, pelas 18h00, decorre também o “Passeio Noturno de BTT”, em que os participantes vão atravessar “um conjunto de vias agrícolas e florestais” da União das Freguesias, partindo do Mercado de Semide e retornando para o mesmo, no âmbito da “Rota do Mosteiro de Semide”. Esta atividade é promovida pela associação “Em Terras BTT”, em parceria com a UFSRV, sendo necessário realizar a inscrição prévia.

A vertente musical completa a programação do dia, com os espetáculos da banda Sense, às 22h00, e  do Dj Piston,à meia-noite.

O último dia de festa (domingo, 15) traz consigo uma novidade: o 1.º Passeio de Tratores da UFSRV. Os veículos partem do recinto, vão até Miranda do Corvo, percorrem algumas ruas da UFSRV e retornam ao local do certame, para realizar a “Rota dos Viveiros”.

Luís Martins vinca que o caminho é feito através de estradas pavimentadas, “embora seja um trator agrícola”, para “as rodas não virem com terra, lama ou pó para a via pública”.

Para participar, é preciso fazer uma inscrição que, até amanhã (14), tem um custo de 20 euros. No domingo, o valor passa para 25 euros. Os acompanhantes pagam 17 euros e 50 cêntimos. “O passeio está devidamente segurado, existe um seguro para o efeito”, além do pequeno almoço, almoço e “uma gincana no fim da hora do almoço”, completa.

As atuações do rancho folclórico da Mêda (17h00), do grupo “Bombos e Tombos” (21h00) e da banda “Anarkia” (22h00) decorrem também no domingo.

 

Dezenas de expositores

A Feira da Árvore conta ainda com “mais de 50 expositores”, que reúnem “tudo o que seja relacionado com a parte agrícola”, como adiantou o presidente da UFSRV.

Viveiristas, associações culturais, setor de entidades públicas, confrarias, artesanato (com a produção de colheres de pau, cestaria, bordados e tecelagem), produtores de mel e de cereais e as tradicionais tasquinhas complementam a oferta da Feira.

O certame apresenta, também, expositores das “principais marcas de equipamentos para a agricultura e a floresta”, bem como um “parte industrial, onde vão estar presentes as principais marcas de tratores”.

O evento decorre no Parque de Multisserviços de Semide e a entrada é livre.

 


  • Diretora: Lina Maria Vinhal

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM