13 de Julho de 2020 | Coimbra
PUBLICIDADE

Ministério do Ambiente recebeu 95 candidaturas de apoio à biodiversidade

28 de Maio 2020

O ministério do Ambiente e Ação Climática recebeu 95 candidaturas de privados para apoios até 80 mil euros do Fundo Ambiental de projetos de gestão da biodiversidade. Estes dados foram divulgados na terça feira pela tutela, que dá também conta que os projetos apoiados serão conhecidos no fim de junho e terão os seus orçamentos apoiados até 85 por cento com dinheiro do Fundo Ambiental, que reserva 1,2 milhões de euros para projetos de “gestão da biodiversidade e reforço do capital natural”.

De acordo com o ministério do Ambiente e Ação Climática, as 95 candidaturas apresentadas vêm do setor privado e incluem pessoas singulares e coletivas donas de terrenos, cujos projetos podem ser apoiados a 80 por cento. Já no caso de organizações não-governamentais ambientais, o apoio pode chegar a 85 por cento, tendo todos o limite máximo de 80 mil euros.

Para receberem os apoios, devem apresentar projetos que melhorem o estado de conservação do território que gerem, valorizando os ecossistemas, permitindo que os territórios sejam visitados sem que isso prejudique os espaços.

Recorde-se que o Dia Internacional da Biodiversidade foi comemorado na sexta feira, 22 de maio, sendo também este o tema escolhido para as comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho. No âmbito das celebrações dedicadas à Biodiversidade, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse que as soluções para os problemas desta área estão na própria natureza. Sublinhou ainda que a preservação e a gestão sustentável da biodiversidade são necessárias para mitigar as perturbações climáticas, garantir a segurança alimentar e de água e até mesmo prevenir pandemias.

Lembrou ainda que a “saúde humana está intimamente ligada à relação que tem com o meio ambiente” deixando um apelo às populações para que não “invadam” a natureza e não esgotem “habitats vitais”, que podem colocar espécies em risco.


  • Diretora: Zilda Monteiro

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D - Eiras 3020-430 Coimbra

Powered by DIGITAL RM